Você pode limpar painéis solares com água pressurizada?
Sim, você pode limpar painéis solares com água pressurizada desde que seja usada apenas para limpar a superfície superior do vidro do painel solar fotovoltaico, e a uma distância de pelo menos 2 metros e usando um pulverizador no bocal de saída da lavadora de alta pressão máquina..
O que você deve levar em consideração ao limpar painéis solares com água pressurizada?
Será proibida a limpeza com água pressurizada para limpar as laterais ou parte inferior dos painéis solares, pois embora a instalação possua conectores MC4 que unem os cabos do painel de forma vedada, é sempre possível que haja vazamento de água se for direcionado sob pressão em direção a esses conectores ou peças elétricas dos painéis solares. Isto poderá afetar o circuito elétrico dos painéis, bem como romper a vedação nas laterais, o que poderá fazer com que água e umidade entrem no interior do painel solar, reduzindo sua vida útil ou até mesmo danificando-o.
Devem ser utilizadas apenas pistolas de água pressurizada que possuam gatilho de controle de vazão de água, para evitar borrifar acidentalmente essas partes sensíveis dos painéis fotovoltaicos. Deve ser entendido que um painel solar foi projetado para resistir a intempéries, como chuva e granizo. Porém, nunca terá a pressão e intensidade que uma lavadora de alta pressão pode ter, por isso use-a com cautela e limite-a à superfície de vidro do painel solar.
O uso de água pressurizada é frequentemente utilizado para limpar painéis solares de difícil acesso. Já que, em qualquer outra situação, pode-se usar diretamente uma mangueira de água de baixa pressão junto com uma escova macia ou uma esponja ou pano de microfibra para evitar riscar o vidro.
Em qualquer caso, recomenda-se limpar logo pela manhã, pois nesse horário a temperatura do painel estará normal e qualquer problema devido a um choque térmico entre a temperatura da água e a temperatura do painel solar será evitado. Não devemos esquecer que com o passar das horas e principalmente no verão, a temperatura superficial do painel pode ser bastante elevada devido à absorção de calor devido à sua cor escura que irá reter o calor além da radiação solar.
Portanto, água pressurizada só deve ser utilizada para a limpeza do painel nas condições que mencionamos e também apenas em painéis solares clássicos fabricados com moldura de alumínio e vidro. Nunca deve ser utilizado em painéis solares flexíveis ou de película fina, pois este tipo de painel possui uma camada superior de plástico mais delicada que deve ser sempre limpa suavemente com pano de microfibra para evitar danos durante a lavagem.
A frequência de limpeza dos painéis solares dependerá da área onde estão instalados e do clima local. Em áreas com pouca pluviosidade ou alta poluição nas cidades pode ocorrer um grande acúmulo de poeira que afetará o desempenho dos painéis solares, por isso a limpeza dos mesmos deve ser feita em períodos mais curtos. Da mesma forma, áreas com muitas aves podem causar excesso de excrementos e a limpeza também deve ser frequente para que seja fácil sua remoção.
Sempre que possível, é aconselhável que na escolha do local de colocação dos painéis solares se tenha em conta a facilidade de acesso para a realização dos processos de limpeza e manutenção. Se, por exemplo, os painéis só puderem ser acedidos através de uma plataforma elevatória ou de um cesto elevatório, isso terá um custo de aluguer e a amortização do investimento dos painéis solares fotovoltaicos será ligeiramente reduzida.