Quantos painéis solares preciso para gerar 5 kW?

Partindo de uma potência de painel de 460W, com uma localização de radiação média na Península Ibérica, e com uma orientação óptima para o sul geográfico e uma inclinação ideal de 36 graus durante todo o ano, serão necessários 6 painéis solares para gerar 5 kW de energia eléctrica. por dia durante todo o ano.. Para isso, escolhe-se a radiação do pior mês do ano, que em Espanha e Portugal é o mês de dezembro, de forma a garantir a potência de 5kW todos os meses do ano. Se esta quantidade de energia só necessitar de ser gerada durante os meses de verão ou durante os fins de semana por se tratar de uma segunda residência, será suficiente utilizar 4 painéis solares de 460W.

No entanto, as características e condições podem variar dependendo de múltiplos factores como a potência do painel, o clima e a radiação do local, a orientação e inclinação dos painéis solares, o mês do ano em que são utilizados, a eficiência dos painéis e as perdas do sistema fotovoltaico Vamos explicar cada um deles em profundidade:


Formulário de energia solar isolada

Preencha o seguinte formulário online para um kit isolado ou kit solar autónomo com os electrodomésticos que vai utilizar na sua casa, casa de campo ou quinta e com os horários de utilização, e criaremos, sem compromisso, um kit isolado personalizado ajustado às suas necessidades de consumo de eletricidade:

formulário de cotação de kit solar isolado personalizado

Energia do painel solar

Os painéis solares são fabricados em potências muito variadas e em diferentes tensões para utilização em instalações solares de 12V ou para equipamentos solares de 24V e 48V. Os painéis de 24 V e 48 V oferecem maior potência devido à melhor relação potência/tamanho. Portanto, com um número menor de painéis será possível obter os 5kW de energia necessários. Além disso, graças à sua melhor relação potência-tamanho, serão gerados 5 kW ocupando a menor superfície do telhado da casa, por isso é altamente recomendável aproveitar ao máximo o espaço limitado disponível para a sua colocação. Também deve ser levado em consideração que quanto menos painéis, menos cabos e conectores serão necessários para conectar toda a instalação.

– Radiação solar da localização geográfica

A radiação do local será o fator mais importante, pois determinará a quantidade de energia que os painéis solares geram. Por si só, Espanha e Portugal são os países mais favorecidos da União Europeia devido à grande quantidade de radiação solar que recebem em comparação com os países do norte. No entanto, na parte norte da península e mais especificamente em zonas como a Galiza, Astúrias ou Cantábria, a radiação solar será menor do que no resto do território, pelo que serão necessários mais painéis solares para atingir os 5 kW de eletricidade gerada. Também localmente em locais no fundo de vales ou com montanhas ao seu redor, podem ocorrer sombras ao longo do dia que fazem com que o número de horas solares diminua e, portanto, também seja necessário um maior número de painéis solares.


Formulário de autoconsumo solar

Preencha o seguinte formulário online e iremos fornecer-lhe um orçamento personalizado e sem compromisso para o seu kit de autoconsumo solar. Ideal para pessoas que desejam economizar na conta de luz de sua casa, gerando parte ou toda a energia necessária com painéis solares fotovoltaicos:

formulário de cotação de kits de autoconsumo solar

– Eficiência do painel solar

A eficiência de conversão da luz recebida do sol em eletricidade varia entre os diferentes tipos de painéis solares e, mais especificamente, entre os diferentes tipos de células de silício. Recomenda-se a utilização de painéis com células solares monocristalinas, tanto porque oferecem maior eficiência e, portanto, mais potência por painel, como porque funcionam melhor em condições quentes como as de Espanha e Portugal.

– Climatologia

A quantidade de luz solar disponível pode variar dependendo da localização geográfica, pois a captação será melhor em climas quentes como o nosso do que em climas adversos como na Alemanha ou no Reino Unido, onde o número de dias com céu chuvoso ou nublado será muito maior e, consequentemente, os painéis terão uma captação de energia muito fraca durante estes dias. Portanto, locais com mais sol precisarão de menos painéis solares para produzir a mesma quantidade de energia elétrica.

Orientação e inclinação dos painéis solares

A orientação ideal para painéis solares em países do hemisfério norte, como o nosso, será colocá-los voltados para o sul. Enquanto a inclinação será determinada pela latitude. Para utilização durante todo o ano, os painéis solares devem ser colocados com grau de inclinação igual à latitude do local mais 18 graus. Nem sempre é possível colocar os painéis com orientação e inclinação óptimas, pelo que esta deve estar sempre o mais próximo possível destes valores de forma a reduzir ao mínimo a eficiência e desempenho dos painéis solares.

– Meses de uso durante o ano

Dependendo da época de utilização dos painéis solares, será necessário um maior ou menor número de unidades. Para utilização durante todo o ano, costuma-se utilizar como valor de radiação solar o pior mês do ano (dezembro), desta forma garante-se que sejam cobertas as necessidades de todos os meses em que a radiação solar será mais elevada. No caso de utilização de painéis solares apenas no verão, não deve ser tomada como referência a radiação do mês de dezembro, mas sim a radiação do mês de maio, que é superior. Portanto, será necessário um número menor de painéis, pois eles geram maior quantidade de energia ao receberem maior quantidade de radiação solar durante esses meses.

| |

Similar Posts