Quantos painéis solares preciso para gerar 20.000W?
A quantidade de painéis solares necessários para gerar 20.000 W de energia elétrica por dia irá variar dependendo da localização geográfica, da orientação e inclinação do telhado, da potência do painel solar, do clima da região e da época de uso.
Tomando como exemplo Madrid, com uma cobertura virada a sul geográfico, com utilização diária todos os meses do ano e utilizando o painel solar de 460W, será necessária a instalação de 24 painéis solares para gerar 20.000W de energia por dia.. Utilizamos o painel de 460W em nossos cálculos já que este modelo é o mais utilizado atualmente por oferecer a melhor relação potência/qualidade.
Com este número de painéis podemos cobrir totalmente o nosso consumo diário de 20kW na capital de Espanha. 20000W é uma quantidade de energia que normalmente se consome numa casa normal em Espanha e Portugal, que pode ser utilizada para cobrir o consumo diário habitual de frigorífico, televisão, iluminação, computador, iluminação, máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, máquina de secar e ar condicionado ou aquecimento dependendo da estação do ano. 20.000W também podem ser consumidos diariamente em uma empresa, loja ou pequeno escritório devido ao uso de computadores, impressoras e outros dispositivos, além da iluminação e ar condicionado dos ambientes.
Por este motivo, normalmente são realizadas instalações solares de autoconsumo de 20.000W de geração de energia solar para cobrir o consumo diário de eletricidade. Também são importantes hábitos para conseguir comprimir o máximo possível o consumo durante as horas de sol, de forma a garantir que a energia consumida provém maioritariamente de painéis solares. Isto resultará num consumo de eletricidade muito baixo para a companhia elétrica e o investimento em painéis solares fotovoltaicos será amortizado mais rapidamente.
Seguindo as mesmas condições para Madrid, mas para uso diário nos meses de verão ou fins de semana no resto do ano, o número de painéis solares necessários para gerar 20.000W será de 16 painéis de 460W, já que nestes meses a radiação solar recebida é maior, então o mesmo painel solar irá gerar uma quantidade maior de energia em comparação com os meses de inverno.
De referir que mais de metade do consumo elétrico da casa é coberto por ar condicionado e aquecimento, aproximadamente entre 50% e 60%. Portanto no caso de cobrir estes 2 consumos com outra fonte de energia, o número de painéis solares será muito menor. Sendo 12 placas de 460W para utilização em Madrid durante todo o ano para cobrir 50% do consumo restante, e 8 placas de 460W para uso exclusivo nos meses de verão e fins de semana no resto do ano.
A orientação dos painéis solares em qualquer país do hemisfério norte deve ser sempre voltada para o sul. E se isso não for possível, procure as orientações sudeste ou sudoeste. Os painéis solares nunca devem ser orientados para norte.
Quantidade de painéis solares necessários para gerar 20.000 W por dia em diferentes áreas da Espanha
Nas restantes zonas da península, serão para utilização diária durante todo o ano em habitações habituais e para utilização nos meses de verão em segundas habitações:
Para Corunha
A zona noroeste de Espanha é a zona da península com menor radiação comparativamente ao resto do território nacional, por isso é importante calcular corretamente estes dados e não utilizar valores médios para a Península Ibérica . Para produzir 20.000W de energia solar na Corunha será necessário instalar 36 painéis de 460W de potência para uso diário durante todo o ano.. Já para segundas residências utilizadas no verão e fins de semana no resto do ano, devem ser instalados 19 painéis solares de 460W. Com graus de inclinação recomendados para painéis solares de 36 graus para uso durante todo o ano e 54 graus para uso exclusivo no verão.
Barcelona
Para gerar 20.000 W na cidade de Barcelona ou arredores, serão necessários 24 painéis solares de 460 W para uso diário e 16 painéis de 460 W para uso no verão.. Os painéis solares devem ser colocados com uma inclinação de 38 graus para obter o melhor desempenho dos painéis para utilização durante todo o ano e uma inclinação de 55 graus para o verão.
Bilbao
Tal como acontece com a Corunha, o clima em Bilbau é mais instável e com chuvas mais frequentes do que noutras zonas da península onde o sol predomina na maioria dos dias do ano. Portanto, o número de painéis solares necessários é maior. Para gerar 20.000 W de energia, serão necessários 40 painéis de 460 W para uso durante todo o ano e 20 painéis para uso no verão. Os graus de inclinação recomendados são de 36 graus para uso anual e 54 graus para uso no verão na cidade de Bilbao.
Lisboa
Na capital de Portugal, a radiação solar é quase idêntica à de Madrid, pelo que o número de painéis solares necessários para gerar 20.000W será o mesmo. São necessários 24 painéis de 460W para gerar esta quantidade de energia ao longo do ano e 16 painéis para uso doméstico no verão e fins de semana. Os graus de inclinação recomendados são 34 graus para uso diário e 52 graus para uso nos meses de verão.
Málaga
Na cidade de Málaga e arredores, serão necessários 22 painéis de 460 W para gerar 20.000 W diariamente durante todo o ano.. Já nas segundas residências para uso no verão será necessária apenas a instalação de 15 painéis solares. O grau de inclinação mais adequado será 34 durante todo o ano e 51 nos meses de verão. Estando no sul da península, a radiação é maior em Málaga, pelo que são necessários menos painéis para obter a mesma quantidade de energia elétrica.
Múrcia
Múrcia necessitará de 22 painéis de 460 W para gerar 20.000 W constantemente todos os dias do ano em residências normais.. Já nas segundas residências e casas de férias durante os meses de verão, a instalação de 16 painéis será suficiente. Os graus de inclinação recomendados para painéis solares serão de 35 graus para uso anual e 53 graus para uso no verão.
Palma
Para a cidade de Palma, localizada na ilha de Maiorca, deverão ser instalados 25 painéis de 460W para obter 20.000W de energia proveniente da radiação solar durante todo o ano. Já nas residências que são utilizadas apenas nos meses de verão, o número de painéis necessários será de 16. A inclinação recomendada dos painéis na ilha é de 36 graus para uso anual e 54 graus para uso no verão.
Porto
Na cidade portuguesa do Porto, o número de painéis necessários será de 29 unidades com uma inclinação de 35 graus. á no caso de utilização da casa nos meses de verão, a montagem dos 19 painéis de 460W deve ser realizada com inclinação de 53 graus.
Salamanca
Em Salamanca e no seu território deverão ser instaladas 26 placas de 460W com inclinação recomendada de 35 graus para uso diário durante todo o ano numa residência habitual que pretenda gerar 20kW por dia. Já para uma casa em Salamanca para uso no verão nos meses de verão, serão necessários 16 painéis solares de 460W com grau de inclinação de 43.
Valência
Valência possui um clima favorável para a instalação de painéis solares. Para gerar a quantidade diária de 20.000W, devem ser montados 23 painéis de 460W com grau de inclinação de 37. Já se a casa em questão for utilizada no verão e nos finais de semana como segunda residência, o número de painéis necessários será de 16 e o grau de inclinação deve aumentar para 55 graus.
Saragoça
Na cidade de Saragoça, no centro de Aragão, tendo em conta a radiação do mês de dezembro para calcular o número de painéis necessários para utilização durante todo o ano, o número de painéis a instalar deve ser 27. Com um grau de inclinação desses 38 graus. Já se for para uso nos finais de semana e no verão, serão necessários 16 painéis com um grau de inclinação superior de 56 graus.