Quantas baterias eu preciso para alimentar uma casa?
As baterias são um elemento importante para a energia solar isolada e para o autoconsumo solar. Dependendo do tipo de aparelho elétrico utilizado, um modelo ou outro de bateria deve ser instalado para que cumpra sua finalidade sem problemas. Para determinar a quantidade de baterias solares que serão necessárias na instalação, deve-se levar em consideração o consumo exigido pela residência, o tipo de bateria solar a ser instalada e sua capacidade de carga, os dias de segurança e o nível de eficiência da residência. conta os aparelhos eléctricos que vão ser utilizados. Ajudamos você a calcular a capacidade das baterias, para saber quantas você precisa.
Um fator que influenciará o número de baterias a utilizar será o estabelecimento dos dias de segurança das baterias.. Refere-se à margem em dias restantes nas baterias para cobrir dias com geração zero de eletricidade. Levando em consideração as estações onde há céu nublado ou nevoeiro e dias chuvosos. Dias em que a geração solar será muito baixa ou inexistente.
No Damia Solar, em condições normais de utilização durante todo o ano, é estabelecida uma margem de 4 dias de segurança, enquanto para uma utilização limitada ao verão, por exemplo, quando a chuva ou o mau tempo são quase insignificantes, recomenda-se 2 dias de a segurança será suficiente.. Este intervalo de dias também pode ser variado e aumentado se o cliente assim o desejar. Esses dias de margem são estabelecidos como um cálculo separado da capacidade de descarga das baterias, para que não haja nenhum tipo de impacto em relação à sua vida útil.
De que depende o número de baterias necessárias em uma casa?
Portanto, determinar a quantidade de baterias necessárias para alimentar uma casa dependerá de três fatores:
O consumo exigido pela casa
Tanto para instalações solares isoladas totalmente independentes da rede, como para instalações de autoconsumo que utilizam bateria física, o mais importante será conhecer bem e detalhadamente o consumo que a casa terá. Conhecer não só o total de watts de cada um dos aparelhos elétricos, mas também conhecer os hábitos de uso desses aparelhos. Por exemplo, há pessoas que usam a televisão apenas algumas horas por semana. Enquanto isso, nas demais residências seu uso é de 8 horas diárias. Isso mostra as grandes diferenças entre as diferentes casas. Para saber o total de uma casa isolada, você deve seguir os passos indicados. Por outro lado, no que diz respeito ao autoconsumo solar, o cálculo é mais simples e bastará ver o consumo gerado nos últimos meses.
O tipo de bateria instalada e sua capacidade de descarga
A escolha do tipo de bateria será determinada por um equilíbrio entre a vida útil necessária e o investimento económico que se pretende fazer. Como explicamos, as baterias AGM ou Gel serão ideais para instalações de pequeno ou médio porte. Já para grandes consumos superiores a 6000W, será recomendado o uso de baterias estacionárias ou de lítio.
Dias de segurança (para energia solar isolada)
Como já indicamos, dias de segurança são a quantidade de energia que resta nas baterias e que corresponde ao consumo de um dia normal. O objetivo de deixar dias de segurança na bateria é evitar que a energia da bateria seja gasta em dias em que há nuvens ou chuva e não há geração de energia, mas sem nunca ultrapassar o limite máximo de descarga recomendado, para não prejudicar a redução útil vida devido ao desgaste excessivo. Este valor pode variar dependendo da época de utilização do kit solar e das condições climáticas do local onde será realizada a instalação solar isolada.
Eficiência
Ao realizar o cálculo, deve-se levar em consideração também que a eficiência dos dispositivos electrónicos nunca chega a 100%. Portanto baterias e inversores apresentam perdas de eficiência. Portanto, tanto as baterias quanto os inversores solares também apresentam perdas de eficiência durante a operação. Deve-se tomar como referência considerar um percentual de perda em torno de 5% a 10% dependendo da qualidade das baterias e do inversor de potência.
Fórmula para calcular a capacidade da bateria:
Tendo em conta um consumo doméstico de 2.000W, em primeiro lugar este valor será multiplicado por 1,05 para as perdas de eficiência padrão. Resultando em um valor de 2100W. A seguir, o total de watts de consumo será dividido pela tensão do equipamento solar para obter o valor do consumo em amperes, neste caso, em 24 volts, resultando em um valor de 87,5A. Aplicaremos uma multiplicação a este valor com base nos dias de margem que pretende ter no equipamento, sendo 4 dias o valor padrão e mais utilizado. Resultando em 350 amperes. A seguir, e como cálculo final, este valor será dividido pela porcentagem máxima de descarga recomendada dependendo do tipo de bateria. Neste caso usaremos baterias de Gel e dividiremos 350 pelo valor 0,50 correspondente a uma descarga de 50%. O resultado final será a necessidade de instalação de baterias com capacidade de 700 Amperes.
Capacidade da bateria = consumo elétrico diário (W) x 1,05 (perdas de eficiência) = valor resultante 1
Valor resultante 1 / tensão de instalação = consumo em amperes x Dias de segurança = valor resultante 2
Valor resultante 2 / capacidade recomendada de descarga da bateria = capacidade total necessária da bateria
Então, na hora de escolher o modelo da bateria, é muito importante que as 700A estejam na capacidade C10, o que corresponde a uma descarga de toda a energia das baterias durante 10 horas. E deve evitar fazer este cálculo com o valor C100 que é frequentemente utilizado no cartão ou etiqueta da bateria, pois C100 corresponde a uma descarga das baterias durante 100 horas, o que não será um valor correto, visto que esse consumo é diário. Um cálculo baseado no valor C100 só levará à compra de baterias com menor capacidade o que afetará todo o funcionamento do equipamento solar.
Para o autoconsumo solar, como indicamos, bastará analisar primeiro o consumo dos últimos 6 meses para saber o consumo médio da casa. Assim que tivermos esses dados, e soubermos a quantidade de energia que será gerada nos painéis, saberemos a quantidade de energia em baterias necessária para um dia em que toda a energia seja excedente, ou seja, não há uso de consumo na Câmara. Em seguida, devemos calcular a quantidade de energia dos painéis que pode ser utilizada instantaneamente com o funcionamento dos aparelhos em horas de sol. A diferença de energia que não pode ser utilizada durante o dia determinará a capacidade da bateria, para que ela possa ser utilizada à noite, quando a energia não está sendo gerada pelo sol.
Em conclusão:
A quantidade de baterias necessárias para alimentar uma casa dependerá de vários fatores como a quantidade de consumo diário de energia elétrica, os dias de margem de segurança contra as adversidades climáticas que são calculados para o local e o tipo de bateria que será instalada, já que Dependendo de uma bateria ou de outra, descargas mais profundas podem ser realizadas regularmente, o que pode exigir um número menor de baterias.
Por isso, recomendamos entrar em contacto com uma empresa especializada em energia solar como a Damia Solar para saber qual bateria é mais adequada às nossas necessidades de consumo. E isso permite obter o desempenho adequado em função do tipo de dispositivos electrónicos utilizados em cada caso particular.