Quais são os regulamentos e os passos a seguir para instalar painéis solares numa comunidade vizinha?

A instalação de painéis solares em comunidades vizinhas é legal e está prevista no Real Decreto 244/109 que está em vigor e que inclui os regulamentos e diretrizes para a instalação de painéis solares para autoconsumo em uma comunidade vizinha. Estabelece ainda que não existe imposto sobre o sol e que, portanto, as comunidades vizinhas podem beneficiar da energia elétrica gerada pelo sol sem terem de efetuar qualquer pagamento adicional.. Além disso, estes regulamentos estabelecem três modalidades de autoconsumo: sem excedentes, com excedentes e elegíveis para compensação, ou com excedentes e não elegíveis para compensação. Qualquer que seja o tipo de autoconsumo solar instalado na comunidade do bairro, será necessário seguir uma série de regras e etapas específicas para obter autorização e cumprir a legalidade vigente. Os passos a seguir serão os seguintes:

Acordo e permissão da comunidade do bairro

Como primeiro passo antes de instalar os painéis solares, será necessário obter autorização da comunidade de proprietários. Para tal, deve ser convocada uma reunião de bairro onde é apresentado o projeto de instalação do painel solar, as informações de instalação são disponibilizadas a cada vizinho e é obtida a aprovação da maioria dos proprietários.

Não existe nenhuma lei que proíba a instalação de painéis solares em uma comunidade de vizinhos, apenas deve ser cumprida a legislação vigente. O edifício deve cumprir os requisitos para poder instalar painéis, como o espaço disponível ou a capacidade da cobertura para suportar um determinado peso extra. A orientação da cobertura também deve ser tida em conta para garantir que a quantidade de luz que os painéis receberão será suficiente para que o investimento na instalação solar seja economicamente rentável.

A lei da propriedade horizontal estabelece duas percentagens necessárias de votos afirmativos dos vizinhos dependendo se os painéis solares vão fornecer energia a toda a comunidade ou apenas a uma parte ou a um único proprietário. Para um uso que afete toda a comunidade de vizinhos será necessário contar com o voto favorável da maioria dos vizinhos, isso representa obter mais de 50% de votos favoráveis ​​que representam a maioria das cotas de participação. Além disso, se o resultado da votação for favorável, os vizinhos que não concordarem também terão de arcar com os custos da instalação fotovoltaica que lhes correspondem proporcionalmente. Este custo será considerado despesa geral da comunidade do bairro. Para um uso que afete apenas uma parcela dos vizinhos ou um único vizinho, será necessário o consentimento afirmativo de pelo menos um terço dos moradores da comunidade. Estes vizinhos devem representar pelo menos 33% das taxas de participação comunitária favoráveis ​​para a autorização da comunidade de vizinhos para prosseguir com esta instalação fotovoltaica.


Formulário de autoconsumo solar

Preencha o seguinte formulário online e iremos fornecer-lhe um orçamento personalizado e sem compromisso para o seu kit de autoconsumo solar. Ideal para pessoas que desejam economizar na conta de luz de sua casa, gerando parte ou toda a energia necessária com painéis solares fotovoltaicos:

formulário de cotação de kits de autoconsumo solar

Processamento de licenças e autorizações locais

É importante garantir que você cumpra os regulamentos locais e municipais relativos à instalação de painéis solares. Existem muitos municípios que possuem portarias específicas que regulamentam a instalação de painéis solares fotovoltaicos. Estas portarias podem abordar aspetos como a proteção do património arquitetónico, os requisitos de segurança e a eficiência energética das instalações solares. Será necessário ir à prefeitura para saber quais são as regulamentações locais do município. Em algumas Câmaras Municipais poderá ser necessário solicitar licença de construção e deverá ser apresentada a documentação solicitada pela Câmara Municipal, que pode ir desde documentos técnicos e relatório até ao projeto detalhado da instalação fotovoltaica.

Contratação de Profissionais Qualificados

A instalação de painéis solares deve ser realizada por profissionais qualificados e com experiência neste tipo de projetos. É aconselhável contratar uma empresa especializada em energia solar que possa projetar e instalar o sistema de forma adequada e segura. Na Damia Solar somos especialistas em instalações solares com mais de 10 anos de experiência comprovada no setor. Confie em profissionais para garantir o bom funcionamento da sua instalação solar.

Projeto técnico da instalação solar

O próximo passo será realizar um projeto técnico da instalação solar por um engenheiro ou técnico especializado e ser aprovado pelo Colégio de Engenheiros Técnicos. Para instalações com potência inferior a 10 kWh será suficiente a apresentação de relatório técnico, enquanto para instalações superiores será necessária a apresentação de projeto técnico a este colégio. Este projeto técnico deve levar em consideração a orientação do edifício, a capacidade de carga da estrutura e a potência necessária, entre outros fatores.

Instalação e comissionamento

Uma vez obtidas todas as licenças e autorizações necessárias, a instalação dos painéis solares prossegue de acordo com o desenho técnico previamente estabelecido. Uma vez instalada a instalação solar, esta será colocada em funcionamento e posteriormente ligada à rede elétrica, se for o caso.

Registo de instalação solar

Por último, é importante registar a instalação solar no Registo de Instalações de Produção de Energia Elétrica (RIPE) do Ministério da Indústria da comunidade autónoma onde está localizada a comunidade de vizinhos Neste momento a instalação já estará legalizada e funcionando, gerando energia elétrica para os moradores da comunidade do bairro e economizando na conta de luz da comunidade.

Similar Posts