Porquê investir em Energias Renováveis?
O investimento em energias renováveis é uma excelente opção uma vez que, por exemplo, com o actual sistema de fabrico de painéis solares, existe uma garantia de 25 anos de desempenho de mais de 80%, o que significa que estes painéis solares terão um bom desempenho durante muitos anos, mais de 30 anos. Isto é muito tempo em que será possível produzir electricidade gratuita todos os dias sem pagar à companhia de electricidade e ainda mais com a redução progressiva que ocorreu nos últimos anos no preço dos painéis fotovoltaicos.
Por que é interessante investir em energias renováveis?
De acordo com vários estudos sobre o tema das energias renováveis, investir nesta fonte de energia é muito rentável. Isso é corroborado, entre outros, por uma investigação da empresa multinacional de gestão de ativos de energia Kaiserwetter e um estudo da organização especializada “Carbon Tracker Initiative”.
Por um lado, as previsões de Kaiserwetter indicam que as energias renováveis alcançarão uma participação de 36% no mix energético mundial em 2030. Uma porcentagem que aumentará o PIB em cerca de 1,3 trilhão de dólares.
Por outro lado, a Carbon Tracker Initiative revelou que em 2016 o retorno do investimento em energia renovável foi superior ao da energia fóssil tradicional.
Dito isso, vamos discutir as principais razões para investir em energia renovável.
Razões marcantes para investir em energias renováveis
Estas são as razões mais importantes pelas quais empresas e particulares já investem em energias renováveis:
· Ambiental. A luta contra as alterações climáticas e a preservação das riquezas naturais do planeta é um dos principais motivos que levam particulares e empresas a investirem neste tipo de energia.
· Econômico. Está ficando mais barato investir em energia renovável. Segundo o relatório da Bloomberg, “New Energy Finance”, enquanto em 1976 o custo da energia fotovoltaica era de 80 dólares, em 2018 foi reduzido para 0,28 dólares. Além disso, o investimento em combustíveis fósseis está caindo. Em 2017, a queda no investimento em petróleo e gás caiu 25%, conforme publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE).
· Segurança . Investir em energia renovável é cada vez mais rentável. Os números assim o indicam. E é que, aos poucos, esse tipo de energia está se tornando um valor seguro para investir. Em 2016, as renováveis já representavam 17% de todos os investimentos.
Legal _. Para além dos motivos anteriores que as empresas e os particulares têm para investir em energias renováveis, existem outros que também influenciam muito o investimento neste tipo de energia, como os motivos legais. Nesse sentido, a União Europeia estabeleceu como meta alcançar até 2020 uma redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa, 20% de energia renovável nos países membros e 20% de melhoria na eficiência energética. . Isso promoveu uma série de leis nos Estados membros para atingir esse objetivo.
A crescente rentabilidade das energias renováveis faz com que cada vez mais países apostem neste tipo de tecnologia.
Os países que mais investem em energia renovável
Segundo a Bloomberg, a Alemanha é o principal país que gera energia renovável. Encabeça uma lista completada pelo Reino Unido, na segunda posição, Itália, na terceira posição, França, na quarta posição, Brasil, na quinta posição, Estados Unidos na sexta posição e China, na sétima posição.
Segundo essa pesquisa da Bloomberg publicada em 2016, esses seriam os países que mais estão investindo em energia renovável e os que mais apostam em tecnologias que facilitam o consumo de energia limpa e renovável.
Estas razões são argumentos a favor da aposta nas energias renováveis em geral e, em particular, na energia fotovoltaica.
Se pretende ter aconselhamento especializado nesta matéria para finalizar a sua decisão, contacte-nos! Na Damia Solar temos grandes especialistas em energia renovável em geral e, especificamente, em energia solar fotovoltaica que podem aconselhá-lo perfeitamente sobre o assunto. Lembre-se também que em nosso site você tem à sua disposição qualquer produto relacionado à energia solar fotovoltaica.