Os painéis solares são cancerígenos?

Não, os painéis solares não são cancerígenos nem a sua utilização ou manipulação pode causar qualquer tipo de resultado que possa levar à criação de cancro em algum dos seus proprietários ou nos instaladores ou técnicos que com eles tenham contacto.

Devido ao grande crescimento das instalações solares nos últimos tempos, é normal que haja interessados que se perguntem sobre possíveis danos ou efeitos colaterais na utilização de painéis solares fotovoltaicos. No entanto, embora muitas lendas e desinformação possam espalhar-se na Internet, deve ficar claro que, ao contrário de outras fontes de energia que poluem e podem causar graves problemas de saúde, os painéis solares não libertam qualquer tipo de gás ou substância perigosa ou resíduo quando geram eletricidade.. É por isso que é uma energia limpa e muito útil no combate às alterações climáticas. Os painéis solares são projetados para serem seguros para instalação em residências, edifícios comerciais e todos os tipos de usos, pois apresentam uma estrutura de alumínio que não danifica o exterior e uma camada superficial de vidro temperado e uma camada inferior de plástico.


Formulário de energia solar isolada

Preencha o seguinte formulário online para um kit isolado ou kit solar autónomo com os electrodomésticos que vai utilizar na sua casa, casa de campo ou quinta e com os horários de utilização, e criaremos, sem compromisso, um kit isolado personalizado ajustado às suas necessidades de consumo de eletricidade:

formulário de cotação de kit solar isolado personalizado

Os materiais usados ​​para fabricar painéis solares podem aumentar o risco de câncer?

Embora os painéis fotovoltaicos possam conter pequenas quantidades de materiais perigosos no seu fabrico, são em grande parte feitos de vidro e uma moldura de alumínio, juntamente com outros plásticos e cabos. Além disso, as células fotovoltaicas que geram energia nos painéis solares são compostas por silício, elemento natural abundante na areia. Assim, mesmo que estivessem em contato direto com pessoas, não há perigo.

Com o grande boom dos painéis solares nos últimos anos, já estão a ser criados centros de reciclagem especializados em painéis solares fotovoltaicos em toda a Europa para evitar que substâncias tóxicas sejam libertadas no ambiente ao longo do tempo, uma vez que já não são utilizadas.

A toxicidade só pode ocorrer em painéis solares durante a sua fase de fabrico, no entanto, todas as fábricas de painéis solares seguem regulamentos rigorosos para proteger os trabalhadores e minimizar a libertação de substâncias tóxicas no ambiente.

Existem muitos estudos científicos que suportam o efeito nulo na saúde da utilização ou manuseamento de painéis solares. Além disso, são apontados como algo benéfico para reduzir o risco de câncer, pois ao utilizar painéis solares você evita o uso de outras fontes de energia elétrica que poluem o ar e, portanto, diretamente relacionadas ao câncer de pulmão, por exemplo. Estudos mostram que 15% de todos os cancros do pulmão estão diretamente relacionados com a exposição direta a estas emissões prejudiciais à saúde humana. Assim, quanto maior for o uso da energia solar, menor será o uso de energias poluentes.

Os campos magnéticos dos painéis solares e seu circuito de transmissão para a rede elétrica também foram estudados, e foi determinado que seus campos são eletromagnéticos extremamente fracos. Portanto, não há evidências de que seja prejudicial à saúde das pessoas.

Similar Posts