Os painéis solares podem ser instalados em terras rurais?

Sim, os painéis solares podem ser instalados em terrenos rústicos e rurais desde que cumpridas as normas ambientais, energéticas e de uso do solo.

No que diz respeito às normas ambientais, trata-se de garantir que a instalação dos painéis não causa nenhum dano à natureza, seja a plantas ou animais, ou qualquer ação que envolva impacto direto.

Dizemos o que acontece se você instalar painéis solares sem permissão O que a lei diz?

Em relação à energia, a segurança do sistema elétrico deve ser atendida e não há risco a terceiros. Relativamente ao aproveitamento do terreno será permitida a instalação de painéis solares desde que, no caso de realização de obras, seja obtida licença de construção. Isto ocorre, por exemplo, quando é necessário utilizar betão no terreno ou para impacto visual se for instalado um grande número de painéis solares. Nesse caso, deverá contactar a administração local e fornecer a documentação solicitada, que normalmente é um relatório para uma instalação solar até 10kW e sem obras ou qualquer tipo de impacto no terreno, e um projecto no caso de uma instalação solar. instalação de até 100 kW para obtenção de licença de construção e avaliação de impacto ambiental.

Recorde-se que os terrenos rústicos ou rurais são os terrenos não urbanizáveis e, portanto, situados fora dos limites das zonas urbanas ou urbanizáveis que sejam terrenos com licença de construção mas nos quais ainda não tenha sido realizada qualquer construção. A instalação de painéis solares em terrenos rurais será uma boa forma de amortizar o terreno, produzindo elevada rentabilidade através da geração de energia elétrica limpa. Pode também significar uma dupla exploração da terra, por um lado, a geração de energia eléctrica para utilização ou venda ao mercado eléctrico, e por outro, a pecuária ou utilização agrícola da terra. Graças à colocação dos painéis nas estruturas, o espaço pode continuar a ser utilizado para a atividade original do terreno. Nas zonas rurais distantes de qualquer linha eléctrica ou na zona urbana, a instalação de painéis solares num sistema fotovoltaico isolado será a única forma rentável de gerar energia eléctrica própria para armazenamento em baterias e para consumo próprio quando necessário.


Formulário de energia solar isolada

Preencha o seguinte formulário online para um kit isolado ou kit solar autónomo com os electrodomésticos que vai utilizar na sua casa, casa de campo ou quinta e com os horários de utilização, e criaremos, sem compromisso, um kit isolado personalizado ajustado às suas necessidades de consumo de eletricidade:

formulário de cotação de kit solar isolado personalizado


Formulário de autoconsumo solar


Preencha o seguinte formulário online e iremos fornecer-lhe um orçamento personalizado e sem compromisso para o seu kit de autoconsumo solar. Ideal para pessoas que desejam economizar na conta de luz de sua casa, gerando parte ou toda a energia necessária com painéis solares fotovoltaicos:

formulário de cotação de kits de autoconsumo solar


Aspectos a considerar em terrenos rurais antes de instalar painéis solares:

Tomada elétrica próxima

Nem todas as propriedades rurais são adequadas para a instalação de painéis solares. Se se trata de parques solares com o objetivo de vender à rede a energia elétrica gerada, deve-se encontrar um terreno rústico o mais próximo possível de uma subestação elétrica ou, no pior dos casos, próximo de uma linha de energia. Isso porque significará um custo extra para canalizar a energia para aquele ponto de conexão. Além disso, pode haver propriedades de outros proprietários entre o seu terreno e a linha de energia, portanto pode haver problemas para chegar a um acordo com esse vizinho para obter permissão de passagem e uso. Recomenda-se que uma linha de luz passe pelo imóvel mas nunca pelo meio do imóvel, pois dependendo da forma do imóvel e por onde passa a linha de luz, o espaço útil disponível para instalação de painéis solares fotovoltaicos pode ser bastante reduzido. Pois bem, além da área de passagem do cabo elétrico, também devem ser deixados 4 metros de margem de cada lado por segurança.

Orientação sul e sem sombras

Outro fator importante será que o lote tenha orientação sul no caso de se tratar de uma propriedade rural com declive. Além disso, deve-se verificar também se não há sombras causadas pela topografia do terreno ou pela vegetação, pois isso prejudicaria a captação da luz solar e a posterior geração de energia elétrica.

Evite zonas de proteção ambiental

Deve também escolher um terreno rústico que não esteja inserido em nenhuma zona de proteção ambiental como a Rede Natura 2000, Zonas Especiais de Proteção para Aves ou áreas naturais protegidas. Pois se assim for serão necessárias mais licenças e a apresentação de um projeto ambiental para solicitar a licença, o que pode perfeitamente ser negado dada a grande proteção que existe neste tipo de terreno.

Terra seca rústica

Como último e muito importante factor, recomenda-se a utilização de terrenos rurais de baixo valor, como é o caso das explorações de sequeiro, uma vez que o preço da sua aquisição será muito inferior ao do regadio. Além disso, as terras áridas tendem a se destacar por receberem mais horas de sol do que outras terras. E em muitos casos você pode encontrar terrenos secos abandonados e sem uso, então eles serão bem aproveitados e a terra será mantida a partir de então.

Similar Posts