O que é o silício monocristalino?
Ainda não sabe o que é o silício monocristalino? Continue a ler! Dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este material popular e como ele é importante na escolha dos seus painéis solares.
Já conhece as múltiplas vantagens que os painéis solares têm na sua casa e, agora, quer aprofundar o seu funcionamento e os diferentes elementos que os compõem. E é que, às vezes, esses materiais são fundamentais até para optar por um tipo de painel solar ou outro. Um dos que você deve conhecer é o silício, já que as células de silício são o componente principal de seus painéis solares. Em alguns casos, você encontrará painéis solares com silício monocristalino e, em outros, com silício policristalino. Ainda não sabe o que é silício monocristalino ? Continue lendo! Contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este popular material e a importância que tem na hora de escolher os seus painéis solares.
O que é silício monocristalino
Onde quer que você o tenha, você se depara com esse elemento diariamente. E é que o silício monocristalino faz parte dos chips de silício tão usados hoje na maioria dos dispositivos eletrônicos. No ramo que nos corresponde, a energia solar, este é o elemento estrela no fabrico de células fotovoltaicas graças à sua grande capacidade na hora de absorver a radiação.
É claro que o silício monocristalino contém silício em sua composição, mas, neste caso, a estrutura cristalina de todo o sólido é contínua, sem limites de grão.Em sua composição, você pode encontrar silício puro ou silício combinado com elementos extras, como fósforo ou boro. Nos módulos solares, você o reconhecerá à primeira vista por apresentar uma forma octogonal e uma cor escura intensa.
Silício monocristalino e policristalino e painéis solares
Como você sabe, o silício é o principal material das células fotovoltaicas de seus painéis solares. Embora em ambos os casos o silício seja o elemento estrela, os painéis solares são diferentes dependendo do tipo de pureza do silício que usam. E é que as condições da estrutura cristalina influenciam o desempenho de seus painéis: quanto maior a perfeição na referida estrutura, menos impurezas haverá em seu painel e melhor desempenho você obterá dele.
Painéis solares monocristalinos versus painéis solares policristalinos
Antes de optar por um ou outro tipo de painel solar, é importante que você conheça suas diferenças :
células de silício monocristalino
Neste caso, são criadas chapas com bordas arredondadas após o corte dos quatro lados do referido cilindro, de modo que uma grande quantidade de silício é desperdiçada. Os cristais deste tipo de placas possuem um alto grau de pureza que aumenta o desempenho de cada célula. ·
células de silício policristalinos
Aqui o silício é fundido cru, por isso tem impurezas, e é despejado em um molde quadrado, para que cada folha tenha um formato quadrado perfeito. Essas impurezas dão origem a policristais que não funcionam tão eficientemente quanto os painéis solares monocristalinos.
O que levar em conta ao escolher seus painéis solares
Claro, dependendo do seu caso particular, painéis solares de silício monocristalino ou painéis solares de silício policristalino serão melhores para você. Ambos permitirão que você economize eletricidade que deseja, mas qual é o melhor para você? Antes de tomar uma decisão final, considere estes fatores ao escolher seus painéis solares:
– O que você precisa de seus painéis solares
Se você precisar de maior desempenho, os painéis solares monocristalinos podem ser a melhor escolha para você. A cor será uma pista para reconhecer os dois tipos de placas. Os cristais monocristalinos são mais escuros e geralmente são pretos ou cinza escuro, enquanto os cristais policristalinos são geralmente azul escuro.
– Que espaço tem para a sua instalação
Se tem pouco espaço para instalar painéis solares, então procurará maior eficiência nos poucos que tem, pelo que os painéis solares monocristalinos serão a sua melhor opção.
Você tem dúvidas sobre silício monocristalino e painéis solares monocristalinos? Pergunte-nos!