O que é o peak shaving?
Peak shaving ou “achatar a procura” em português, é uma estratégia para poupar no custo eléctrico da casa ou casa e que consiste em reduzir a potência da tarifa de electricidade contratada graças à cobertura dos picos de procura de energia com outras fontes de energia que não a própria rede elétrica. Atualmente, a energia mais utilizada para este fim é a energia solar fotovoltaica através do autoconsumo solar.
Os picos de procura de energia numa casa são normalmente gerados no verão pela utilização de ar condicionado e no inverno pelo aquecimento. Numa situação normal, isto significa ter de escolher um tarifário com uma potência contratada elevada que permita cobrir estes picos de procura. E, consequentemente, ter de pagar mensalmente à concessionária o valor do consumo de energia elétrica acrescido de um valor referente à potência energética contratada. Caso a capacidade energética contratada fosse inferior, este custo fixo correspondente à potência contratada seria também inferior.
Estes picos ocorrem durante o dia tanto no verão como no inverno, pelo que coincidem com as horas solares. É neste ponto que intervém o Peak shaving, pois com a energia que geramos com os painéis solares de autoconsumo durante os picos de procura, vamos cobrir esses picos com energia solar, o que significa que não é necessário ter um elevado contrato energia apenas para ar condicionado e aquecimento. Assim, não só estaremos a poupar dinheiro ao utilizar a energia solar para gerar gratuitamente a nossa própria energia em vez da energia da rede eléctrica, mas também pouparemos no imposto de energia contratado que pagamos todos os meses ao longo do ano.
O efeito da redução do pico pode ainda ser aumentado se forem utilizadas baterias para armazenar energia que não é consumida por falta de procura num momento preciso. Por exemplo, se o pico de consumo ocorrer entre as 14h e as 17h, a energia gerada desde o início da manhã até às 14h e que se acumulou nas baterias, pode ser adicionada à energia solar que é gerada no intervalo das 14h às 17h. Portanto, a quantidade de energia que será necessário retirar da rede elétrica será ainda menor.
Para além das já referidas poupanças no consumo de electricidade e no imposto sobre a energia contratada, haverá mais poupanças, pois, por um lado, um menor consumo da rede significará pagar menos impostos, uma vez que o custo base é menor. E, por outro lado, em muitos municípios de Espanha existem bónus no IMI por ter uma instalação solar de autoconsumo em casa. Bónus que chegam a 50% do valor total a pagar. Assim, poderá ser cumprido um objectivo quádruplo que consiste na poupança na factura de electricidade devido ao menor consumo de electricidade da Rede, poupança na tarifa fixa de potência contratada, poupança em impostos através da redução do valor base a pagar à empresa, e poupança de eletricidade. do possível bónus no IBI por ter uma instalação solar de autoconsumo.
A estratégia Peak Shaving não se destina apenas a particulares. As empresas têm frequentemente tarifas de eletricidade escalonadas, em que os custos aumentam significativamente com o consumo durante os períodos de pico. Portanto, é também uma opção altamente recomendada para conseguir poupanças muito significativas que lhe dão uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.