Manutenção de uma instalação solar autónoma ou isolada
Para a manutenção de uma instalação solar autónoma ou isolada, a superfície dos painéis solares deve ser mantida limpa e deve ser verificado o nível de líquido nas baterias do tipo solar monobloco ou baterias de copo aberto que necessitem de manutenção. Deve também prestar atenção uma vez por ano ao estado da cablagem e verificar se as fixações e ligações se mantêm fortes, pois trabalhar com corrente contínua pode provocar tensões que com o tempo afrouxam a cablagem e podem ocorrer perdas por mau contacto ou contacto fraco. Outros aspectos a controlar serão verificar se dispositivos como o regulador e o inversor continuam a funcionar correctamente, não devendo ser esquecido o ambiente da instalação, para evitar que o crescimento de árvores próximas provoque sombras nos painéis solares com a passagem dos anos.
A manutenção de um sistema solar isolado é realmente mínima e pode ser realizada uma vez por ano. As seguintes partes do sistema fotovoltaico precisam simplesmente de ser verificadas e, se necessário, reparadas:
– Antes de mais, a superfície dos painéis solares deve ser mantida livre de pó e sujidade. Se o vidro não estiver limpo, será capturada menos radiação solar e o rendimento dos painéis será reduzido. Nas zonas de alta montanha é também necessário remover qualquer neve que possa acumular-se nos painéis solares após uma queda de neve. Qualquer gelo restante será removido apenas pela luz solar e calor do interior do painel solar. Por outro lado, é também necessário verificar se, ao longo dos anos, os novos ramos das árvores circundantes (caso existam) não lançaram sombras na superfície dos painéis fotovoltaicos em alguns meses do ano.
– Em segundo lugar, o estado da cablagem deve ser verificado para garantir que não há ligações fracas a fim de evitar perdas de tensão no circuito eléctrico ou cortes no funcionamento do equipamento solar. Assim como para controlar que o cabo está em bom estado. Os kits solares Damia para a ligação das placas incorporam um cabo solar mais resistente ao sol e à climatologia exterior, e conectores MC4 de fecho à prova de água que evitam más ligações e que a água ou a humidade vazam.
– Em terceiro lugar, verificar o estado das baterias. Se forem baterias solares seladas tais como modelos Gel ou AGM, só será necessário verificar a ligação e mantê-la limpa. No caso de baterias solares monobloco ou baterias de tampa aberta, o nível de líquido na bateria deve ser verificado para garantir que se encontra entre os níveis mínimo e máximo indicados. Se estiver abaixo ou no nível mínimo, a água destilada deve ser adicionada sem falta até ser atingido um nível estável.
– Finalmente, nas instalações solares com um gerador de reserva, é importante verificar antes do Inverno que o gerador está a funcionar e que o depósito de combustível está cheio. Isto servirá como fonte de apoio no caso de estações meteorológicas consecutivas de mau tempo, quando a recolha de energia será menor.