Diferenças entre controlador de carga, regulador de tensão e regulador de corrente
Desta vez vamos falar de um dos grandes aliados quando se trata de controlar os painéis e baterias da instalação solar: o regulador solar.
Desta vez vamos falar-vos de um dos grandes aliados na hora de assumir o controlo dos painéis e baterias da instalação solar: o regulador solar. Se já entrou para ver a nossa oferta de reguladores solares , terá reparado que existem vários tipos de reguladores. Ainda não sabe como os reguladores de carga diferem dos reguladores de tensão e dos reguladores de corrente ? Continue lendo! Contamos-lhe tudo o que precisa de saber para distinguir o regulador de carga, o regulador de tensão e o regulador de corrente e poder escolher o regulador solar que melhor se adapta a si.
O que é um regulador solar e para que serve?
Na sua instalação solar, certamente já se deparou com os reguladores. Como o próprio nome indica, a função deste dispositivo é justamente “regular” e, mais especificamente, cuidar da manutenção de algumas das variáveis fornecidas pelo gerador . Dependendo do tipo de variável, você usará um tipo de regulador ou outro.
Principais diferenças entre regulador de carga, regulador de tensão e regulador de corrente
Como os três termos se referem a reguladores, é muito fácil confundi-los. É claro que enquanto os reguladores de tensão e corrente lidam com variáveis de saída, independentemente da entrada, os reguladores de carga têm uma função diferente. Vamos vero que cada um deles trata para entender como eles diferem: Regulador de
carga : sua missão é controlar quanta energia elétrica circula entre o campo fotovoltaico e o da bateria para evitar que ela seja sobrecarregada e carregá-la quando julgar necessário . Graças a ele, a bateria e o sistema fotovoltaico têm uma vida útil mais longa. · Regulador de tensão : tem como função manter constante a tensão de saída. · Regulador de corrente : tem como objetivo manter uma corrente de saída constante. Que tipos de reguladores de carga solar existem
Agora que você já sabe qual é a função do regulador de carga solar, chegou a hora de você conhecer os dois tipos de reguladores de carga solar que existem: reguladores PWM e reguladores MPPT .
Reguladores PWM
Seu nome refere-se à modulação por largura de pulso e sua função é atuar como um interruptor entre a bateria e os painéis solares . Ao conectar esse regulador, você força os painéis a trabalhar com a tensão da bateria. Assim, uma vez atingida a fase de absorção da bateria, este dispositivo corta parte da produção que os painéis poderiam gerar, baseando-se na modificação da largura dos pulsos para evitar a sobrecarga da bateria.
Como vantagens deste regulador a destacar, podemos referir que é simples, leve e tem um preço aquisitivo , embora, dependendo dos seus objetivos, possa ter uma desvantagem considerável e que extrai uma quantidade menor de energia do fotovoltaico sistema em relação a um regulador MPPT.
Reguladores MPPT
As suas iniciais referem-se ao rastreador de ponto de máxima potência que incorpora, juntamente com o conversor DC-DC. Este tipo de regulador trata de obter a potência máxima dos painéis ou limitá-la na fase de absorção e flutuação, trabalhando diretamente na entrada dos painéis na tensão mais conveniente.
Entre suas vantagens, destaca-se o fato de conseguir um maior desempenho dos painéise permite a utilização de painéis incompatíveis com reguladores PWM, bem como o desenvolvimento de trabalhos em maior tensão no campo fotovoltaico, o que por sua vez implica em menores quedas de tensão.
Como sei se preciso de um controlador PWM ou de um controlador MPPT?
A resposta a esta questão irá variar em função dos painéis que possui , bem como da potência e tipo de aplicação que pretende alcançar, entre outros, como lhe explicamos no post O que é um regulador MPPT . Como regra geral, tenha em mente que se você tiver muita potência no campo fotovoltaico, é mais provável que tenha que optar por um regulador MPPT.
Você tem dúvidas sobre reguladores de carga, reguladores de tensão e reguladores de corrente? Pergunte-nos!