Descubra as baterias de vasos ou estacionárias
As baterias de vasos, também conhecidas como estacionárias, são uma opção muito recomendável para instalações solares desenhadas para oferecer um funcionamento a longo prazo, isto é, a prazos iguais ou superiores a 20 anos. Este tipo de acumuladores é o que oferece a maior vida útil às instalações fotovoltaicas. Ainda que o seu preço seja superior ao das baterias solares monoblock, AGM ou de Gel, este custo é compensado já que a sua duração é maior e visto que permitem grandes acumulações de energia, contando com modelos desde os clássicos de bateria estacionária 350Ah, até aos 1600Ah para usos particulares. Também se dispõe de capacidades até aos 4000Ah, mais orientadas para usos industriais e de telecomunicações, em que são necessários grandes acumuladores.
Estas baterias designam-se por baterias solares de vasos porque para formarem equipamentos de 12V, 24V ou 48V é necessário conectar vários vasos entre si, dado que cada um dispõe de grande capacidade, mas de uma voltagem de 2 volts. Para uma instalação solar de 12V será necessário que se conectem 6 vasos em série, enquanto que para instalações de 24 ou 48V é necessária a instalação de 12 ou 24 vasos, respectivamente. Na compra dos nossos vasos, já estão incluídos os conectores para que os ligue entre si de forma fácil, graças a um sistema de rosca muito seguro e cómodo.
Quanto ao seu rendimento, oferecem uma altíssima fiabilidade para dar uma resposta rápida e óptima perante qualquer tipo de consumo eléctrico que se queira conectar ao inversor da instalação solar, por mais exigente que este seja. As baterias estacionárias permitem mais do que 1500 ciclos de carga e descarga a 80% de profundidade de descarga e têm uma autodescarga mínima com o tempo.
Também respondem bem a níveis baixos de carga, ainda que na Damia Solar não recomendemos que as baterias permaneçam muitos dias com um jogo de carga-descarga feito com pouca carga nas baterias, já que ainda que se esteja a falar de baterias estacionárias, isto supõe um desgaste uma redução importante da vida útil destas baterias. Este tipo de bateria, além de ser o mais duradouro, é também o mais caro, pelo que interessa que se mantenha um mínimo de manutenção e que os níveis de carga sejam normais na maioria das vezes. Deste modo consegue-se maximizar a sua duração e amortiza-se de melhor forma este investimento através do seu funcionamento durante muitos anos.
Durante os anos que levamos nesta área, encontrámos instalações mal dimensionadas, nas quais o instalador utilizou grandes baterias de vazos enquanto que, por outro lado, havia um dimensionamento deficiente dos painéis solares, o que faz com que se produza pouca energia, muitas vezes não se chegando a carregar sequer 20% das baterias. Isto é um verdadeiro problema, já que se está a desaproveitar a instalação e que está se irá esforçar em demasia, acabando por se estragar, o que fará com que este seja um mau investimento, devido a um dimensionamento nefasto da instalação solar.
As baterias de vasos mais utilizadas são as OPZS e as baterias OPZV. Cada uma destas tem características diferentes, já que o primeiro modelo se trata de uma bateria de ácido aberta, enquanto que a OPZV é uma estacionária do tipo gel. A OPZS requere uma manutenção, que consiste na adição de água destilada aproximadamente uma vez por ano, dependendo da actividade da instalação. Por outro lado, o modelo OPZV não necessita de manutenção, dado que dispõe de eletrólito gelificado e vem num invólucro selado. Graças ao seu desenho hermético, este modelo pode ser colocado na posição horizontal sem que isso afecte o seu funcionamento.
Para conhecer a sua capacidade, utilizam-se as nomenclaturas C10 e C100, que se referem à quantidade de energia que podem oferecer em relação à velocidade de descarga que se lhes exija. Por exemplo, a bateria estacionária Hoppecke OPZS 420Ah C100 (300Ah C10) indica que se irá descarregar por completo em 10 horas oferecendo 300Ah, enquanto que com a sua descarga mais lenta, em 100 horas, a quantidade de energia oferecida será igual a 420Ah. A bateria é a mesma, mas tal como acontece com todas as baterias, a sua capacidade de rendimento irá variar segundo a rapidez com que se extraia a electricidade.
Habitualmente, costumam instalar-se baterias estacionárias em habitações comuns de uso diário, nas quais haja um nível de consumos eléctricos altos e onde se utilizem diariamente todo o tipo de grandes electrodomésticos, instrumentos de cozinha, ferramentas de bricolage, dispositivos eletrónicos, etc..
Se está interessado neste tipo de bateria solar, pode contactar-nos sem qualquer tipo de compromisso. Na Damia
Solar aconselhá-lo-emos e iremos indicar-lhe o modelo mais adequado para os seus consumos e tipo de instalação. Além do mais, também dispomos de kits solares já preparados que incluem este tipo de acumuladores em vasos, para um uso prolongado do seu kit solar durante muito tempo.