Como são reciclados os painéis solares?
A reciclagem hoje traz inúmeros benefícios para o meio ambiente, mas também representa outras vantagens para a empresa. Graças à reciclagem de painéis solares , grandes quantidades de metais, plásticos e vidros podem ser recuperados para reintroduzi-los no processo produtivo para a produção de novos produtos.
De acordo com um estudo de 2017, a plataforma Recycla, principal plataforma que trata da gestão de resíduos dos fabricantes de painéis fotovoltaicos, recolheu nesse ano 125 toneladas de painéis fotovoltaicos, o que permitiu recuperar 94 toneladas de vidro, 15 de metais e 2,5 de plástico .
Formas de reciclagem de painéis solares
Segundo o programa de sistemas fotovoltaicos da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), até 2050 os painéis fotovoltaicos poderão atingir a cifra de 78 megatons em todo o Planeta. No entanto, por meio de sua reciclagem e recuperação, 2.000 milhões de painéis poderiam ser produzidos novamente.
Isso significa que, se for realizado um procedimento correto de reciclagem de painéis fotovoltaicos, a produção de energia solar implicaria em um processo ainda mais sustentável e respeitoso com o meio ambiente.
Até agora, dois processos são usados para a reciclagem de painéis solares: térmico e mecânico.
Reciclado térmico
A técnica de reciclagem padrão é baseada no tratamento térmico e consiste na queima dos plásticos para separar as células do vidro. Isso é cerca de 80% do painel.
Em seguida, são realizados diferentes processos químicos para remover a camada antirreflexo, se houver, e separar os contatos metálicos.
Bolachas de silício também podem ser reutilizadas. Este material pode ser reciclado até quatro vezes.
reciclagem mecânica
A segunda técnica de reciclagem utilizada é a mecânica. Consiste em lixar todo o painel desobstruído de sua moldura e depois ser trabalhado por processos químicos.
É triturado para extrair os materiais e depois processado para obter materiais secundários.
Ambos os processos são realizados em usinas de reciclagem. Em 2012, a primeira usina de reciclagem de painéis solares da Espanha foi construída em Zaragoza.
Precisamente, desde esse ano a reciclagem de painéis fotovoltaicos é obrigatória por lei.
A obrigação de reciclar os painéis fotovoltaicos
Desde 2012, os produtores de painéis solares têm a obrigação de reciclar os painéis solares que já não são utilizados. Isso é regulado por um regulamento da União Europeia. A diretiva para a reutilização de dispositivos elétricos e eletrônicos (REEE) 2012/19 UE.
De acordo com a legislação comunitária em vigor, os fabricantes de placas têm a obrigação de recolher e reciclar essas placas quando o seu ciclo de vida útil termina nos diferentes países da União Europeia. Um regulamento apoiado pelo Real Decreto 110/2015 que exige a reciclagem de painéis solares.
Você pode entrar em contato com Damià Solar, seu especialista em painéis fotovoltaicos, para esclarecer qualquer dúvida ou preocupação!