Como saber se uma bateria solar está com problemas?

Para saber se uma bateria está avariada ou com defeito, pode realizar diversas ações como medir a tensão da bateria, realizar um teste de carga, analisar as percentagens de carga e de vida útil com um medidor de gestão da bateria, ver o estado do eletrólito em baterias abertas, verificar a temperatura ou realizar uma inspeção visual.

A seguir iremos explicar cada um destes 6 métodos em detalhe:

Faça uma inspeção visual da bateria

A primeira ação a tomar será fazer uma inspeção visual da bateria para verificar se esta apresenta algum problema como deformação ou inchaço na sua embalagem, sinais de corrosão nos seus terminais. Além de verificar se as ligações não estão enfraquecidas ou se existe sujidade nas mesmas que possa afetar o seu desempenho e a transmissão de energia das mesmas para os restantes componentes do sistema fotovoltaico. Além disso, no caso de baterias abertas, com temperaturas ambiente elevadas, o nível do eletrólito deve ser verificado com maior frequência.

Meça a tensão da bateria

Os níveis de tensão de uma bateria servem como principal indicador do seu bom funcionamento, e uma alteração pode significar que a bateria está danificada ou com defeito. Uma bateria defeituosa apresenta geralmente valores anormais desde o início e a causa deve-se, geralmente, à presença de vasos comunicantes.
Para medir a tensão de uma bateria, deve ser utilizado um dispositivo chamado testador ou voltímetro.
Ao medir a tensão da bateria, esta pode variar ligeiramente dependendo do fabricante, mas pode ser tomada como referência. Num sistema de bateria de 12 V, 12,7 V seria aproximadamente a bateria carregada e 11,6 V seria a bateria descarregada. Se uma bateria de 12V oferece uma tensão igual ou inferior a 10V, significa que está danificada ou possui vasos comunicantes que afetam o seu correto funcionamento. Num sistema de bateria de 24 V, 25,4 V seria aproximadamente a bateria carregada, enquanto 23,2 V seria a bateria descarregada. Assim, se uma das baterias deste sistema solar de 24 V oferecer uma tensão de 22 V, 21 V ou inferior, essa bateria terá um problema. Para uma instalação solar de 48 V, 50,80 V seria aproximadamente a bateria carregada e 46,4 V seria a bateria descarregada. E uma tensão de 45V ou inferior indicará que uma das baterias do equipamento está avariada e não está a funcionar corretamente.


Bateria de Gel Ultimatron 125Ah C100 12V

A Bateria Ultimatron Gel (JDG) 12V 125Ah C100 (100Ah C10) caracteriza-se por propriedades de carga excecionais, perdas de energia mínimas e elevada eficiência. Foram concebidos especificamente para aplicações como casas móveis, barcos, autocaravanas e para todos os tipos de aplicações solares.

Ver produto

Faça um teste de carga e descarga

O teste de carga e descarga costuma fornecer muitas informações para ver o desempenho real da bateria e analisar se está a funcionar bem ou danificada. Este teste é realizado em condições controladas e para isso a bateria deve ser carregada até indicar que atingiu a carga total. Em seguida, deve ser realizada uma descarga estável, por exemplo, utilizando um dispositivo elétrico e medindo a sua tensão para ver quanto tempo demora a cair para uma tensão baixa. Uma bateria má ou danificada descarregará muito mais rapidamente do que uma bateria boa. As baterias em mau estado descarregam completamente em menos de 1 hora e a sua tensão desce muito rapidamente.

Nas baterias que foram demasiado forçadas, ocorre geralmente este fenómeno de descarga rápida e sulfatação das placas internas da bateria. Em alguns casos, a realização de várias cargas lentas pode permitir que estas placas internas sejam parcialmente limpas para que as baterias continuem a funcionar corretamente durante mais tempo.

Analise as percentagens de carga e de vida útil com um medidor de gestão da bateria

As empresas solares de alto nível e os bons profissionais no manuseamento de baterias possuem medidores de gestão de baterias, que são muito precisos e realizam uma análise aprofundada da bateria, indicando as suas percentagens de carga, níveis de tensão erróneos, bem como a sua percentagem de vida atual. Na Damia Solar o nosso departamento técnico dispõe de medidores de gestão de baterias para realizar os testes necessários para assessorar as instalações e kits solares dos nossos clientes.

Verifique a bateria e a temperatura ambiente

As baterias são muito sensíveis à temperatura, pelo que também deve verificar se estão demasiado quentes durante o carregamento, o que pode significar que estão com defeito ou muito deterioradas. Será também importante que as baterias estejam num ambiente com a temperatura mais estável possível, evitando aumentos ou descidas bruscas de temperatura que irão influenciar o seu desempenho e vida útil ao longo dos anos.

Visualize o estado do eletrólito em baterias abertas

En el caso de utilizar baterías solares de ácido abierto como la batería solar monoblock o las baterías estacionarias OPZS o TOPZS, se deberá controlar de forma periódica que el nivel de líquido dentro de cada vaso o compartimento se encuentre dentro de las líneas que indican nivel máximo y nivel mínimo indicados por el fabricante. Un nivel superior o inferior afectará a su funcionamiento y voltaje. Se deberá realizar el mantenimiento añadiendo agua destilada a cada vaso que se mezcalara con el electrolito y mantendrá la batería funcionando correctamente.

 


Bateria de lítio Olalitio LiFePO4 Smart BMS 12.8V 100Ah

A bateria de lítio Olalitio LiFePO4 Smart BMS 12.8V 100Ah tem as principais vantagens de alta qualidade e o melhor preço. É uma bateria polivalente adequada para autocaravanas, caravanas, barcos, iates, casa e armazenamento fora da rede.

Ver produto


Se debe tener en cuenta que una batería dañada alterará por completo el sistema de almacenaje de energía, tanto si se trata de una sola batería en la instalación, como si se trata de varias baterías conectadas entre ellas, y en consecuencia el total funcionamiento de la instalación solar fotovoltaica.
Cuando se produce un funcionamiento anómalo en una instalación o kit solar que se componga de más de una batería, se deberán medir por separado ya que sinó ofreceria un valor incorrecto. Además de ser la forma correcta para detectar cual es la batería en mal estado. Por lo que se recomienda desconectar las baterías y analizarlas por separado.

Para que la batería funcione bien se debe evitar superar el consumo establecido en el momento del dimensionamiento del kit o instalación solar. Tampoco se deberá dejar nunca que una batería se descargue por completo ya que tendrá graves consecuencias en la duración de su vida útil. Además, cuando esto ocurra no será suficiente con la energía procedente de las placas para que se empiece a llenar pues necesitará una base de energía, con lo cual deberá llenarse un mínimo del 25% con un grupo electrógeno, por ejemplo, para que así el círculo de carga por las placas solares se realice de nuevo.

Para más información contacta con los profesionales de energía solar de Damia Solar en el teléfono 215 563 241 o bien mediante el correo electrónico consulta@damiasolar.com y te atenderemos de forma amable y prfesional para dar solución a tus necesidades de electricidad.

| |

Similar Posts