Como o coeficiente de temperatura do painel solar afeta o desempenho da instalação fotovoltaica?

O coeficiente de temperatura dos painéis solares é uma medida que indica como a eficiência de um painel solar em funcionamento varia com as alterações da temperatura ambiente do local onde estão instalados. Em condições normais, os painéis solares fotovoltaicos funcionam de forma mais eficiente a temperaturas mais baixas, pelo que a sua eficiência diminuirá à medida que a temperatura ambiente aumenta.


Formulário de energia solar isolada


Preencha o seguinte formulário online para um kit isolado ou kit solar autónomo com os electrodomésticos que vai utilizar na sua casa, casa de campo ou quinta e com os horários de utilização, e criaremos, sem compromisso, um kit isolado personalizado ajustado às suas necessidades de consumo de eletricidade:

formulário de cotação de kit solar isolado personalizado


Como o coeficiente de temperatura afeta o desempenho da instalação fotovoltaica?

  • Eficiência reduzida do painel solar

Quando a luz solar atinge as células fotovoltaicas dentro do painel, a eletricidade é gerada através do processo de conversão fotovoltaica. Porém, esse processo não é perfeito e sua eficiência será influenciada por fatores como a temperatura do local. À medida que a temperatura aumenta, a eficiência do painel solar diminui. Isto ocorre porque a condutividade elétrica do material semicondutor do painel diminuirá com o aumento da temperatura, reduzindo a capacidade do painel solar de converter a luz solar em eletricidade.

  • Redução na quantidade de energia gerada em painéis solares

Com a diminuição da eficiência, a produção de energia elétrica da instalação fotovoltaica também diminuirá. Esta diminuição será maior à medida que a temperatura ambiente aumenta, pelo que o coeficiente de temperatura do painel solar deve ser mais levado em consideração em países com climas quentes como Espanha e Portugal.

  • Redução na amortização ou desempenho financeiro da instalação solar

A redução na produção de energia devido ao aumento da temperatura também afetará o desempenho financeiro da instalação fotovoltaica, produzindo uma quantidade de energia elétrica gerada inferior ao esperado. Esta informação afetará o tempo de retorno calculado do investimento e a amortização dos custos iniciais de aquisição e arranque da instalação solar fotovoltaica.

  • Superaquecimento em componentes elétricos da instalação solar

Na instalação solar existem elementos sensíveis à temperatura e que podem ser danificados se não funcionarem na faixa correta de temperatura. Estes componentes são as baterias e o inversor de potência, que, além de serem os componentes mais complexos da instalação, os seus danos podem significar um custo extra para o proprietário da instalação solar fotovoltaica.

Que tipo de painel solar oferece o melhor coeficiente de temperatura?

Portanto, ao comprar um kit solar ou realizar uma instalação solar, você terá interesse em escolher o tipo de painel solar com melhor coeficiente de temperatura, e dentre todos eles, o painel feito com células de silício monocristalino, conhecido como painel monocristalino.

As células de silício monocristalino têm melhor tolerância do que as células policristalinas. Para efeitos práticos, isto significa que, em caso de aumento da temperatura ambiente, o painel solar monocristalino manterá maior eficiência de trabalho em comparação com o painel policristalino. Por este motivo, o painel monocristalino é o painel solar mais recomendado para utilização em países de clima quente como Espanha e Portugal. A razão pela qual os painéis monocristalinos apresentam menor perda de energia por calor é devido à maior pureza do seu silício, uma vez que o seu silício é extraído fundido em uma estrutura cristalina uniforme e pura que reduz a resistência elétrica interna deste material.

Maneiras de reduzir a temperatura da instalação solar e otimizar seu desempenho

Ventilação em painéis solares

Para conseguir uma ventilação ideal nos painéis solares, será necessário deixar um espaço para circulação de ar na parte inferior dos painéis solares, entre estes e a cobertura. Desta forma, tanto o calor das placas como dos ladrilhos será dissipado graças ao fluxo de ar entre as duas superfícies.

Local estável para instalação de baterias e inversor solar

A localização das baterias e demais elementos como o inversor e o regulador deve ser em um espaço ventilado e com temperatura ambiente o mais estável possível tanto no verão quanto no inverno. Um fator que pode alterar a vida útil das baterias são, sem dúvida, as mudanças de temperatura. Para evitá-los, recomenda-se colocá-los, se possível, em local com temperatura estável em torno de 20 graus ao longo do ano.

Espessura adequada do cabo elétrico

Para evitar perdas de energia sob a forma de calor no circuito elétrico, será muito importante utilizar as secções de cabo corretas em cada secção da instalação solar. Acima de tudo, nos troços que funcionam em corrente contínua, entre os painéis e o regulador solar, e entre o regulador solar e as baterias. Tão importante quanto a secção do cabo nas baterias conectadas entre si.

Similar Posts