Como instalar painéis solares na fachada da sua casa?

Uma instalação vertical não está orientada de forma ideal para o sol (como um painel inclinado de 30 a 40 graus), o que reduzirá a quantidade de energia captada. Isto também afeta o desempenho durante as diferentes estações do ano: uma instalação vertical irá captar mais energia no inverno do que no verão.

Como os equipamentos solares verticais são menos eficientes, serão necessários mais painéis para atingir a produção de energia de uma instalação tradicional, o que também poderá exigir modificações ou reforços estruturais. Por outro lado, a manutenção poderá ser menor, pois acumulará menos sujeira

Existem estruturas de parede solar, que são fixadas na fachada e podem ser colocadas com o grau de inclinação mais adequado sem perder eficiência durante os meses do ano. Além disso, se não houver regulamentações ou restrições para a instalação, embora seu custo possa ser superior ao equipamento de painel tradicional, é uma opção altamente viável.

Ao utilizar estes painéis, será maximizado o espaço disponível na fachada (onde não há tantas sombras a evitar) e também será reduzido o sobreaquecimento do edifício, o que também resultará em menores custos energéticos. Porém, a manutenção e limpeza destes painéis devem ser regulares.

Como instalar painéis solares na fachada de um edifício?

Colocar painéis solares na fachada da sua casa permitirá gerar eletricidade graças à radiação solar. Porém, antes de decidir colocar os painéis na fachada, deve-se priorizar outros locais como telhados, terraços e varandas. Já nas coberturas e terraços os painéis podem ser colocados virados a sul e, o mais importante, com a inclinação ideal para obter a maior eficiência e gerar a maior quantidade de eletricidade. Caso não disponha de cobertura ou terraço adequado para a colocação de painéis, a próxima opção será a fachada da casa. Existem 2 sistemas de colocação de painéis solares na fachada e serão determinados pela regulamentação local. Será necessário, em primeiro lugar, saber se é permitida a instalação de painéis solares na fachada e, em segundo lugar, escolher entre os dois.

Painéis solares com estrutura coplanar na fachada do edifício

Os painéis solares colocados na fachada da casa em estrutura coplanar são os menos invasivos em termos de impacto visual, uma vez que são colocados verticalmente com a mesma orientação e inclinação das paredes do edifício. Sua montagem é mais económica, pois utiliza estrutura coplanar de alumínio, que é a mais económica. No entanto, este tipo de instalação apresenta mais problemas do que vantagens, uma vez que os painéis não estão no grau de inclinação ideal, que em Espanha e Portugal é normalmente entre 30 e 40 graus de inclinação. Para uso diário durante todo o ano. Com os painéis colocados com inclinação de 90 graus, será captada uma quantidade de radiação muito menor do que aquela captada nas condições já indicadas.


Estruturas de painéis solares para paredes ou superfícies verticais para que possa colocar os seus painéis fotovoltaicos também na posição vertical e por um preço imbatível. São especialmente indicados quando as condições da cobertura não permitem a utilização de uma estrutura de cobertura coplanar ou regulável. Nestas circunstâncias existe a opção de colocar os painéis solares montados nas paredes ou na fachada do edifício. Aproveitando o espaço subutilizado em todos os edifícios.

Veja estruturas para paredes

Vantagens e desvantagens de colocar painéis solares verticalmente numa fachada

Baixa eficiência de coleta solar

Os painéis solares são mais eficientes quando são perpendiculares à radiação solar. Isso significa ter uma inclinação entre uma faixa de 30 e 40 graus. Em muitas latitudes, uma instalação vertical não será orientada de forma ideal para o sol, especialmente durante as horas de pico solar, o que reduzirá a quantidade de energia captada, pois muita energia é perdida através do reflexo no vidro do painel solar quando a luz é recebido em um ângulo muito pronunciado, especialmente nos meses de verão. Por outro lado, não será de bom senso colocar as placas numa fachada ou parede que não esteja voltada a sul, pois se por si só se perderá energia por não estarem na inclinação ideal, pelo menos deverão ser orientadas para sul.

 

Variabilidade sazonal

Na grande maioria das áreas, a menos que você esteja localizado no equador geográfico, haverá diferenças substanciais no desempenho do painel entre os meses de verão e de inverno. Isto ocorre porque será necessária uma inclinação diferente para cada estação. O melhor para o inverno é igual à latitude do local mais 15 graus, devido ao fato de que no inverno o sol estará mais baixo no horizonte. Por outro lado, no verão acontecerá exatamente o contrário, pois para o melhor desempenho será necessária uma inclinação igual à latitude do local menos 15 graus. Já que o sol estará mais alto no céu e os painéis precisarão ter uma inclinação muito baixa para conseguir captar a energia solar perpendicularmente.

Uma instalação solar vertical numa fachada, embora capte melhor energia no inverno, terá baixa eficiência no verão, nas horas de maior produção de energia.

 

Causas estruturais

Dependendo da construção do edifício, a instalação de painéis na fachada pode exigir modificações estruturais ou reforços. Embora o custo de uma estrutura coplanar utilizada nestes casos seja muito económico, pode ser necessário reforçar a fachada do edifício utilizando peças especiais para a sua colocação se for uma fachada, por exemplo, com peças de porcelana ou uma decoração especial que limite a sua fixação com as garantias de segurança necessárias.

Viabilidade

Como a eficiência do equipamento solar é menor, poderá ser necessário um maior investimento em painéis solares para obter a mesma quantidade de energia que uma instalação tradicional. Embora sua viabilidade seja menor do que em uma instalação ótima, deve-se analisar o motivo da instalação e se vale a pena o investimento.

Única opção viável

Embora, como detalhamos, a colocação de painéis solares na vertical não seja a melhor opção, pode haver situações em que a colocação de painéis solares na vertical na fachada seja a única opção viável para podermos colocá-los e gerar energia na nossa casa. O que deve ficar claro neste caso é que o desempenho não será dos melhores e que, portanto, o tempo de amortização do equipamento será maior. E pode ser necessário instalar muito mais painéis solares para atingir a potência desejada.

 

Manutenção de painéis solares verticais

Embora possa ser necessária a contratação de um elevador caso haja algum problema na instalação solar, no que diz respeito à limpeza dos painéis, esta pode ser muito menos regular do que em condições normais, uma vez que os painéis são verticais, a acumulação de sujidade ou folhas devido à gravidade será evitado. Além disso, você terá um controle visual muito melhor do que com painéis solares colocados no telhado.

Painéis solares com estrutura ajustável em fachadas ou paredes de edifícios

Entre as estruturas de parede mais utilizadas como novidade hoje e que evitam ter que condicionar o desempenho dos painéis, temos as estruturas de parede solar, que são fixadas à fachada, por um lado, mas mantêm as mesmas características das estruturas solares com ângulos . Pois podem ser colocadas com o grau de inclinação mais adequado e, ao contrário das placas verticais, sem perder eficiência.

Estruturas de paredes solares

A melhor opção quando os painéis solares não podem ser colocados na cobertura ou em terraços ou varandas, será colocá-los na fachada, mas utilizando estruturas solares de parede, que têm inclinação e permitem um aproveitamento eficaz da fachada, já que podemos instale painéis solares com o ângulo de inclinação apropriado. A moldura da parede é semelhante a uma moldura inclinada fixa, que é fixada na lateral e não na parte inferior. A parte pela qual é sustentada é reforçada, pois deve suportar no ar todo o peso da estrutura mais o dos painéis solares.

 

Vantagens e desvantagens de colocar painéis solares ajustáveis ​​numa fachada ou parede

Boa eficiência de coleta solar

Graças à possibilidade de colocar os painéis com o grau de inclinação ideal como se estivessem numa cobertura, podem ser inclinados com os graus mais adequados dependendo da época de utilização da instalação solar. A sua eficiência é muito maior do que se estes painéis fossem colocados verticalmente na fachada ou parede.

Inclinação adequada

Como não se limitam a definir uma inclinação de 90 graus, podem ser colocados para uso durante todo o ano com inclinação igual à latitude, para uso no verão com inclinação igual à latitude menos 15 graus, enquanto, para uso no inverno o ideal a inclinação será igual à latitude do local mais 15 graus.

Causas estruturais

Da mesma forma que já foi mencionado nas causas estruturais da fachada. Dependendo do tipo de material utilizado na fachada ou na sua decoração, pode ser necessário utilizar elementos especiais para fazer ajustes estruturais para ter a melhor segurança na colocação da estrutura da parede. Recomenda-se consultar uma empresa especializada em energia solar para analisar quais os melhores pontos de aderência para facilitar a montagem e evitar o reforço da estrutura da parede.

Alta viabilidade

A viabilidade deste tipo de instalação é elevada, pois se puder ser realizada e não houver impedimentos devidos às regulamentações locais, a energia pode ser gerada de forma eficiente e otimizada. A única diferença em relação a uma instalação no telhado é que o custo das estruturas das paredes é um pouco mais elevado.

Uso de espaço não utilizado

 

Uma grande vantagem se tivermos uma casa grande será todo o espaço aproveitável nas paredes da casa para poder colocar painéis solares, já que a possibilidade de sombras será muito menor do que com painéis colocados no telhado. Além disso, este tipo de instalação será muito útil se se tratar de edifícios urbanos onde o espaço da cobertura não seja suficiente ou esteja a ser utilizado para outros fins, como terraços, jardins, etc.

Redução da carga térmica no edifício

Em edifícios com muita exposição solar, os painéis podem funcionar como barreira, reduzindo o sobreaquecimento do edifício e, portanto, são necessárias menos medidas para arrefecer o edifício, o que também resultará num menor gasto energético.

Desempenho

O desempenho deste tipo de instalação solar será óptimo, uma vez que os painéis podem ser colocados com a inclinação adequada para que os painéis solares tenham um bom desempenho. Além disso, as estruturas das paredes inclinadas permitem uma melhor dissipação do calor na parte inferior, o que faz com que os painéis trabalhem a uma temperatura mais baixa, tornando-os mais eficientes na geração de energia elétrica.

Necessidade de manutenção mais regular

Dependendo do ângulo e da localização, os painéis montados em paredes inclinadas podem acumular mais poeira e sujeira do que os montados em telhados, pois ficam mais próximos do solo e com menos vento o que pode ajudar a manter sua superfície mais limpa. A limpeza regular da superfície de vidro do painel deve ser realizada para evitar que a luz solar atinja o interior do painel devido à sujeira, o que causaria perda de energia e, portanto, redução de sua eficiência.

 

Fatores a ter em conta na instalação de painéis solares na fachada da casa

Orientação da fachada

A orientação é crucial para determinar a quantidade de irradiação solar que os painéis receberão. No hemisfério norte, as fachadas voltadas para o sul receberão muito mais sol. Caso não exista parede ou fachada a sul, boas opções serão, por ordem de eficiência, fachadas voltadas para sudeste ou leste, e depois fachadas voltadas para sudoeste ou oeste.

Inclinação dos painéis

Nestes casos, após análise dos prós e contras da colocação de painéis solares na vertical ou com estrutura de parede inclinada, recomendamos, se possível e se a legislação local e comunitária o permitir, colocar os painéis com a estrutura de parede inclinada, para que fiquem pode ser colocado com o grau de inclinação ideal e ser muito mais eficiente e rentável.

Evite sombras

As sombras em alguns painéis solares do equipamento podem prejudicar gravemente o desempenho geral do sistema de energia solar. Portanto o primeiro passo será avaliar se existem árvores, edifícios ou qualquer outro objeto que possa projetar sombras na superfície dos painéis em diferentes horários do dia ou do ano. As sombras reduzirão drasticamente a eficiência dos painéis e devem ser sempre evitadas.

Regras e regulamentos

Algumas localidades podem ter regulamentos de planejamento rígidos quando se trata de colocar estruturas em fachadas. Então você tem que se informar antes mesmo de iniciar um estudo solar. Tanto a Câmara Municipal como as associações de proprietários e comunidades de bairro podem ter restrições ou requisitos específicos para a instalação de painéis solares em fachadas.

Em conclusão

A instalação de painéis solares fotovoltaicos em fachadas ou paredes é normalmente efetuada porque é impossível fazê-lo em telhados ou terraços. Visto que, o custo das estruturas de parede é maior e sua manutenção pode ser mais cara dependendo da acessibilidade do local. No entanto, isso não significa que não sejam rentáveis, especialmente aqueles que utilizam estruturas de parede inclinadas, com as quais os painéis podem ser colocados com o grau de inclinação que for necessário e aproveitar o grande espaço de toda a fachada se necessário. Isto é muito importante em casas com telhados pequenos ou que apresentam obstáculos à instalação de painéis solares. A sua colocação dependerá também das regulamentações locais e principalmente daquelas estabelecidas na comunidade do bairro. O que pode levar a ter que colocar os painéis solares na vertical com a mesma inclinação das paredes como única opção viável em alguns locais para ter uma fonte de energia renovável.

Para além da regulamentação, deve também ter-se em conta, tal como nas restantes instalações solares, a orientação da fachada, o grau de inclinação dos painéis em função da época de utilização ou das necessidades energéticas, bem como evitar que haja sombras. na superfície dos painéis que causam uma redução drástica no desempenho geral dos painéis solares.

Similar Posts