Como funcionam os reguladores solares

A principal tarefa de um regulador solar é monitorizar o estado de carga das baterias a todo o momento a fim de as encher de forma óptima e assegurar que tenham uma vida útil mais longa. O regulador é responsável tanto por regular a carga da bateria para que não seja sobrecarregada durante o dia como por evitar que seja descarregada pelo painel durante a noite.


Você já instalou seus painéis solares ou está prestes a fazê-lo e deseja que tudo funcione da melhor maneira possível para aproveitá-los ao máximo. Assim, procura sempre estar a par de todas as nossas novidades e dos diferentes componentes e dispositivos que lhe vamos explicando. Desta vez, queremos focar nos reguladores solares . Ainda não sabe o que é um regulador solar e como funciona ? Continue lendo! Contamos-lhe tudo o que precisa de saber.

O que é um regulador solar e como funciona

A principal missão deste dispositivo é controlar o estado de carga das baterias a cada momento para preenchê-las de maneira ideal.e fazer com que tenham uma vida útil mais longa. O regulador se encarrega tanto de regular a carga da bateria, para que não fique sobrecarregada durante o dia, quanto de evitar que seja descarregada pelo painel durante a noite.

Você o encontrará instalado entre o campo da bateria e o campo fotovoltaico, controlando o fluxo de energia que circula entre os dois e poderá ver as informações que ele armazena através de sua tela retroiluminada. Para realizar esse controle do fluxo de energia entre os dois campos, o regulador utiliza os parâmetros de corrente e tensão nos quais ela é injetada na bateria.


Visite a nossa vasta gama de reguladores solares PWM e MPPT:

Na Damia Solar dispomos de um grande stock de reguladores solares para utilização em instalações solares isoladas. Sua função é controlar a energia gerada nos painéis e administrá-la às baterias de forma controlada para evitar sobrecargas e prolongar ao máximo sua vida útil.

Veja reguladores solares

Quais são os estados de um regulador solar

Nem todos os estados de carga são iguais. Ao diferenciá-los, podemos falar de três estados de carga:

·       Fase a granel : aqui a bateria é descarregada e a corrente gerada pelos painéis solares é introduzida nas baterias, para que a tensão aumente no campo das baterias durante o enchimento.

·       Fase de absorção : as baterias têm uma tensão de absorção. Quando isso é alcançado, o regulador mantém a tensão em um nível um pouco abaixo desse valor e diminui lentamente a corrente até que a bateria esteja cheia.

·       Fase de flutuação : o regulador atinge esta fase após a fase de absorção. Aqui, a corrente de entrada é reduzida até o ponto em que a bateria está totalmente carregada.

Para que serve o consumo contínuo?

Se você tem pesquisado reguladores solares, certamente este termo lhe parece familiar. Seu regulador pode ter um consumo de corrente contínua conectado, o que evitará que a bateria sofra descargas profundas. Se você vir um interruptor tipo A em seu dimmer, você sabe que ele tem essa opção . Caso contrário, você verá o valor 0A na tela de consumo.

Para que serve o consumo alternado

Outra opção é que seu regulador seja projetado para consumo alternado. Neste caso, será o inversor quem fará a descarga da bateria e não será o seu regulador solar quem controlará a descarga da bateria.

Que tipos de reguladores solares existem

Antes de adquirir o seu novo regulador solar, é importante que conheça os dois tipos de reguladores solares existentes: reguladores PWM e reguladores MPPT.

O que é um regulador solar PWM

Este tipo de regulador, cuja sigla se refere à modulação por largura de pulso, tem a missão de atuar como uma espécie de chave entre a bateria e os painéis solaresPainéis solares conectados a este tipo de regulador funcionam com tensão de bateria, o que acarreta perdas de desempenho em relação ao ponto de potência máxima dos painéis. Ao atingir a fase de absorção, o regulador reduz parte da produção que os painéis poderiam produzir, com a correspondente modificação da largura dos pulsos. Seria algo como desligar o contato entre a bateria e os painéis para não sobrecarregar a bateria. Entre as vantagens dos reguladores solares PWM estão:

· Têm um preço econômico;

· São leves;

· São simples.

O que é um controlador solar MPPT

As suas iniciais referem-se a rastreador de ponto de máxima potência, pelo que, como se pode deduzir, este tipo de regulador solar inclui um rastreador de ponto de máxima potência (MPPT), bem como um conversor DC-DC, que é um transformador de corrente contínua, de maior tensão para diminuir a tensão. Sua missão é extrair o máximo de potência dos painéis solares de 60 células , trabalhar na tensão ideal e limitar a potência nas fases de absorção e flutuação. Entre as muitas vantagens dos reguladores solares MPPT destacam-se:

·       Permitem obter um maior desempenho dos painéis solares de 60 células;

· Pode ser utilizado com painéis incompatíveis com controladores solares PWM;

· Possibilitam a opção de trabalhar com maior tensão no campo fotovoltaico.

Tem dúvidas sobre reguladores solares? Pergunte-nos!

|

Similar Posts