Como funciona um carregador de bateria?

Há algum tempo atrás falámos-lhe da utilização do carregador de baterias na instalação solar e, desta vez, queremos dar mais um passo em frente, concentrando-nos na parte que normalmente é opcional mas altamente eficaz: o carregador de baterias. Quer saber como funciona um carregador de baterias? Continue a ler! Nós dizemos-lhe tudo o que precisa de saber!

Sabemos que faz sempre o possível para tirar o máximo partido dos seus painéis solares, pelo que procura estar sempre atento ao funcionamento dos seus diferentes componentes, bem como às últimas tendências do mercado. Há algum tempo havíamos falado com você sobre o uso do inversor-carregador na instalação solar e, nesta ocasião, queremos dar um passo além, focando naquela parte que geralmente é opcional, mas altamente eficaz: o carregador de bateria. Quer saber como funciona um carregador de bateria ? Continue lendo! Contamos-lhe tudo o que precisa de saber!

O que é um carregador de bateria solar?

Antes de explicar como funciona, queremos lembrar a função de um carregador de bateria solar , que éfornecem tensão ou corrente elétrica para uma ou mais baterias . Claro que essa carga nem sempre é a mesma e vai depender tanto da tecnologia utilizada quanto da capacidade da bateria a ser carregada.

Em geral, essa carga é realizada em três etapas , conhecidas como: absorção, flotação e manutenção. Por que os estágios são usados? Bem, basicamente, eles são uma forma de garantir que a bateria esteja totalmente carregada.


Visite a nossa vasta gama de carregadores de baterias:

Na Damia Solar dispomos de um catálogo de carregadores de baterias para apoio à instalação solar isolada. O carregador utiliza um gerador elétrico para carregar as baterias solares de forma a cobrir picos de consumo específicos ou longos períodos de dias sem sol.

Veja carregadores de baterias

Como funciona um carregador de bateria

A primeira coisa que você deve saber sobre este tipo de dispositivo é que a voltagem ou voltagem fornecida pelo carregador deve ser maior que a da bateriaEssa é a única maneira de fazer com que a corrente flua do carregador para a bateria. É por isso que, se você tiver, por exemplo, uma bateria de 12V, não poderá carregá-la também com outra bateria de 12V.

E quanto à corrente fornecida à bateria descarregada? Isso faz com que o sistema de bateria inicial seja restaurado . Desta forma, quando a bateria é carregada, ela volta a funcionar como antes de ser descarregada. Assim de simples!

Que tipos de carregamento existem

? Vamos quebrar uma lança aqui! Ao carregar suas baterias solares , você pode optar por uma destas duas opções: Carga

rápida       : para que sua bateria seja carregada, você precisará apenas de algumas horas, normalmente entre 4 e 6 .      

Carregamento lento : neste caso, o carregamento da bateria levará entre 12 e 24 horas.

Claro, o motivo do tempo é óbvio: quanto mais corrente é investida na carga, menos tempo leva para realizá-la. Mas espera! Não deixe a impaciência fazer você descartar o carregamento preguiçoso pensando apenas no tempo que você economiza. O carregamento rápido é uma forma de reduzir a vida útil da sua bateria, infelizmente, danifica a bateria.

Como posso tirar o máximo proveito do meu carregador de bateria

Agora que você já sabe como funciona o seu carregador de bateria e quais os tipos de carga existentes, chegou a hora de ensiná-lo a aproveitá-lo ao máximo. Aqui estão algumas dicas úteis para manter em mente com o seu carregador de bateria:

·       Certifique-se de usar sempre os cabos corretos : tanto no carregador quanto na bateria, levando em consideração a intensidade da corrente de carga e nunca cometa erros ao selecionar a tensão.

·       Desligue o carregador antes de usar os cabos : tanto para conectá-los quanto para desconectá-los.

·       Combine a polaridade dos cabos do carregador e da bateria : o pólo positivo do carregador vai com o pólo positivo da bateria. E o mesmo com o pólo negativo!

·       Evite danos conectando terminais positivos com negativos : uni-los danificará o carregador e a bateria.

·       Não misture baterias velhas com baterias novas em recargas em série : isso pode fazer com que as novas baterias percam vida útil devido à distribuição desigual da tensão de carga entre as baterias.

·       Tente não submeter suas baterias a descargas superiores a 50% : isso evitará reduzir parte de sua vida útil; portanto, lembre-se de que, para manter uma bateria em boas condições, a maneira como ela é carregada é tão importante quanto a maneira como é descarregada .

Você conhece mais fatos interessantes sobre carregadores de bateria? Compartilhe-os conosco!

|

Similar Posts