As instalações solares fora da rede são legais

Uma instalação solar isolada é legal e não está sujeita a qualquer taxa solar. Só tem de pedir uma declaração de responsabilidade quando o kit solar ou a instalação solar estiver instalada. Deve ser solicitada à empresa, no caso de ter comprado um kit solar, ou ao instalador.

Na Damia Solar, o departamento de engenharia efetuará esta declaração de responsabilidade. O que será positivo para si, já que lhe permitirá solicitar a bonificação do IBI (Imposto sobre os Bens Materiais) ou aceder a ajudas locais ou regionais.

As instalações solares isoladas, podem ser instaladas em qualquer lugar onde se necessite de energia e não é necessário pedir nenhuma autorização, basta uma declaração de responsabilidade para que sejam instalações completamente legais.

Uma instalação solar fora da rede é totalmente legal e não está sujeita a qualquer imposto solar. Só é necessário pedir um termo de responsabilidade quando o kit solar ou a instalação solar tiver sido montada ou instalada. Este deve ser pedido à empresa, no caso de ter comprado um kit solar, ou ao instalador, no caso de ter sido instalado por outra pessoa. A instalação será então registada como instalação de baixa tensão. Esta declaração de responsabilidade será muito útil para que qualquer proprietário possa solicitar à sua câmara municipal uma bonificação no IBI, assim como aceder a ajudas e subsídios por ter instalado uma fonte de energia renovável.

Na Damia Solar dispomos de um departamento de engenharia para efetuar esta declaração responsável. Embora não exista nenhum controlo e muitas instalações isoladas se realizem sem nenhum procedimento prévio ou posterior. Mas se quiser obter um bónus no IBI (Imposto sobre os Bens Materiais) ou aceder a ajudas, é melhor ter esta declaração responsável por parte do vendedor ou instalador.

Mais informações sobre este assunto no nosso artigo: Subvenções e subsídios para a instalação de painéis solares na Catalunha.

Ajudas e subsídios para a instalação de painéis solares na Catalunha.

Mais informações sobre este assunto no nosso artigo: A promoção da energia solar em Barcelona: como a Câmara Municipal apoia e incentiva os seus cidadãos.

A promoção da energia solar em Barcelona: como a câmara municipal apoia e estimula os seus cidadãos

A instalação solar fora da rede, como o nome sugere, é instalada em locais em quintas ou casas onde a energia da companhia de eletricidade não chega, portanto, são instalações completamente autónomas em que os painéis fotovoltaicos são a principal fonte de energia. E que podem contar no máximo com um gerador ou grupo eletrónico de apoio. Por exemplo, para dias específicos de consumo extra ou para um período anormal de clima adverso.

As baterias desempenham um papel fundamental nestas instalações. Permitem que a energia gerada pelos painéis solares seja acumulada durante o dia. Isto significa que esta energia pode ser utilizada a qualquer momento pelos utilizadores da casa.

No que diz respeito às autorizações da câmara municipal ou do município. Na grande maioria dos casos, não é necessária qualquer autorização para dispor de um kit solar ou para a montagem de uma instalação fora da rede.

Na nossa experiência, verificámos também que há alguns municípios em que o seu departamento técnico não está familiarizado ou está confuso com as instalações solares de autoconsumo. Por esse motivo, podem pedir ao proprietário da instalação um relatório ou informação sobre a mesma.

Mas só vimos isso em casos muito específicos que nada têm a ver com o facto de serem instalações solares isoladas. O único caso notável com que nos deparámos foi, por exemplo, em cidades protegidas por um determinado tipo de arquitetura ou que são Património Mundial. Nestes casos, vimos os municípios pedirem um relatório. Isto é simplesmente para que o município possa ver como estes painéis solares serão colocados de modo a não afetar os seus regulamentos especiais. Por exemplo, que a mesma inclinação do telhado seja mantida e que não haja qualquer tipo de invasão. Ou modificação no desenho das casas.

Na Damia Solar todos os nossos kits já são vendidos com a pré-instalação fácil incluída gratuitamente. Na qual efetuamos a pré-montagem dos elementos mais complexos do kit solar. Para que o cliente só tenha que levantar o monta fácil e fixá-lo numa parede com parafusos. E uma vez aparafusado, ligar a cablagem já preparada aos painéis e baterias. Incluímos também um esquema para completar a instalação de uma forma muito simples.

Desta forma, não é necessário ter conhecimentos de eletricidade e o cliente pode poupar a contratação de um instalador. Com a poupança de dinheiro que isso implica. Porque na Damia Solar já fazemos a pré-instalação do kit nas nossas instalações e certificamo-nos de que cada elemento funciona corretamente antes do envio.

Ler mais: monta fácil: a melhor solução para instalar o seu kit solar


Formulário de energia solar isolada

Preencha o seguinte formulário online para um kit isolado ou kit solar autónomo com os electrodomésticos que vai utilizar na sua casa, casa de campo ou quinta e com os horários de utilização, e criaremos, sem compromisso, um kit isolado personalizado ajustado às suas necessidades de consumo de eletricidade:

formulário de cotação de kit solar isolado personalizado

Existirá um imposto solar?

Nos últimos anos, tem havido uma grande controvérsia relativamente à legalização, bem como a possíveis penalizações ou impostos a pagar pela produção de eletricidade a partir de painéis solares.

Trata-se apenas de desinformação, pois nunca houve uma penalização do sol. O que houve foram muitas alterações a esta regulamentação do autoconsumo solar. Assim, embora seja verdade que houve um governo que tentou impor um imposto sobre o sol para ter de pagar pela utilização de painéis solares, tratou-se apenas de um projeto que não foi além disso. Nem sequer foi votado como lei.

Nos anos seguintes, a União Europeia, com as suas normas de autoconsumo, obrigou a Espanha a facilitar o aumento do autoconsumo. Curiosamente, numa situação em que países como a Alemanha, onde a radiação solar é muito menor do que em Espanha, tiveram muito mais implantação solar do que no nosso país. Em Espanha, graças à quantidade de sol, as instalações solares pagam-se muito mais rapidamente do que no Norte da Europa. No entanto, isto estava a acontecer no Norte da Europa graças aos incentivos, ajudas e facilidade de procedimentos que estes países ofereciam aos seus cidadãos. Isto resultou numa situação anómala para Espanha. Assim, as instalações autónomas de energia solar, bem como as instalações de autoconsumo, não têm atualmente qualquer tipo de penalização.

Além disso, no que diz respeito à energia solar fora da rede, não existe nem nunca existiu qualquer tipo de sanção nem qualquer tipo de pedido de autorização por parte das câmaras municipais, uma vez que são totalmente autónomas.

Só é necessário pedir uma autorização para as instalações solares de autoconsumo?

Sim, é necessário pedir uma autorização para as instalações solares de autoconsumo, uma vez que existe uma interação entre a instalação solar e a rede elétrica da casa.

De que depende a dimensão de um sistema solar autónomo?

A dimensão é determinada pelo consumo total de que o utilizador da instalação necessitará. Por outras palavras, para realizar um bom dimensionamento que determine o tamanho da instalação solar fora da rede, é necessário conhecer o consumo do proprietário e dos inquilinos. Conhecer o número total de aparelhos elétricos, bem como o consumo horário de cada um deles. E multiplicar pelo total de horas de utilização de cada aparelho. Por exemplo, uma televisão, se vai ser utilizada 6 horas ou apenas 2 horas e depois, se houver uma máquina de lavar roupa, saber quantas vezes vai ser utilizada por semana e que tipo de programa de lavagem vai ser utilizado.

Desta forma, é possível saber o consumo com a maior exatidão possível e depois, através dos cálculos, serão dadas as margens de segurança correspondentes para que o kit solar tenha um excelente desempenho para o cliente.

De seguida, uma vez calculado o consumo, é necessário determinar se a instalação solar será de 12, 24 ou 48 volts. Como estamos a trabalhar em corrente contínua, a secção do cabo é muito importante. Para instalações até 1500 watts, serão efetuadas instalações de 12V. Assim, serão utilizados painéis solares de 12 volts e baterias de 12 volts ligadas em paralelo para manter esta tensão e, em seguida, um inversor de 12 volts para 230 volts.

No entanto, se estivermos a falar de uma instalação em que o cliente planeia expandir num futuro próximo, então uma instalação de 24 volts será dimensionada à partida. Uma vez que, para consumos diários de 1500 a 4000W, é o tamanho que normalmente se utiliza na Damia Solar.

Desta forma, não é necessário que o cliente tenha de modificar o inversor de 12V e instalar um inversor de 24V. Em vez disso, os nossos comerciais são profissionais do sector e já efetuam o dimensionamento de acordo com as intenções do cliente, tanto no presente como a médio ou longo prazo. Assim, para as instalações com uma potência superior a 4000 watts, estas serão sempre efetuadas a uma tensão de 48V. Utilizando baterias que criam um circuito elétrico a 48 volts. Tudo isto é determinado, como já mencionámos, pela secção do cabo, uma vez que, por exemplo, se for feita uma instalação de 12 volts para um consumo de 3000 watts, será necessária uma secção de cabo muito espessa para evitar perdas de tensão no sistema. E, portanto, secções transversais de cabos muito grandes, que são muito caras e podem acabar por ser um mau investimento.

É por isso que é tão importante que a potência do equipamento solar esteja de acordo com a tensão, para que a secção do cabo seja adequada. Com instalações de 24V ou 48V, a secção transversal do cabo necessária será muito menor do que a de 12V. E, portanto, será equilibrada e compensada em relação ao tamanho do cabo utilizado em todo o sistema de corrente contínua. Desde os painéis solares até ao inversor.

Tipos de baterias para instalações solares fora da rede

No que diz respeito ao tipo de bateria, é muito importante conhecer os diferentes tipos de baterias solares que existem e a utilização correta de cada uma delas, uma vez que uma bateria solar é o elemento mais caro e mais delicado da instalação. Por isso, é necessário ter uma noção clara de qual a bateria mais adequada para cada ocasião.

A bateria será determinada pelo tipo de consumo que vai ser utilizado na instalação, pois isso determinará o facto de ter de instalar uma bateria ou outra.

– A bateria solar monobloco

bateria solar monobloco é a mais básica, e são baterias que requerem manutenção. Ou seja, verificar o nível máximo e mínimo e completar com água destilada. São as baterias solares mais baratas e mais simples. São concebidas para serem utilizadas em iluminação, televisão, música ou aparelhos que não necessitem de motor. Não devem ser utilizadas com aparelhos que utilizem motores, uma vez que estas baterias não suportam os picos de arranque dos motores ou das bombas de água. Isto reduziria a sua vida útil a alguns meses ou a menos de um ano. Por conseguinte, é importante evitar comprar baterias atrativas em termos de preço, mas que não serão úteis no caso de ter aparelhos com motor em casa.

– A bateria de gel

No caso de aparelhos com motor, recomenda-se a utilização de baterias AGM ou de baterias de gel. Estes 2 tipos de baterias são capazes de suportar picos de arranque do motor sem afetar a sua vida útil. Além disso, estas baterias são seladas e não necessitam de manutenção.

– A bateria estacionária OPZS

Em terceiro lugar, já temos as baterias estacionárias ou OPZS, que são baterias de copo de 2 volts. Estas baterias têm uma vida útil de até 20 anos e são principalmente utilizadas em grandes instalações ou em casas com utilização diária ou muito intensiva. Estas baterias suportam qualquer tipo de aparelho de grande dimensão, bomba ou motor exigente.

– A bateria de lítio

Existem também as baterias de lítio, que têm um preço elevado, mas são adequadas para ciclos de descarga muito profundos. A sua relação preço/desempenho torna-as ideais para instalações de pequena e média dimensão.

As baterias estacionárias são, por conseguinte, a melhor escolha para grandes instalações e grandes aplicações. Por outro lado, as baterias AGM ou de gel são ideais para instalações de média dimensão. Depois, para estações muito pequenas, onde não existe qualquer motor, utilize baterias solares monobloco.

E pode também optar por baterias de lítio para instalações de pequena e média dimensão, se o orçamento permitir o seu preço ainda elevado.

Em conclusão

Não há nada a temer quando se opta pela energia solar para as instalações solares. No caso das instalações solares fora da rede, estas podem ser instaladas em qualquer sítio onde seja necessária energia. E não há necessidade de pedir uma licença, basta um termo de responsabilidade para que a instalação seja totalmente legal.

O mais importante é que a instalação solar fora da rede seja bem dimensionada e tenha os componentes corretos para que funcione bem e represente um bom investimento para o proprietário. Os dispositivos solares a instalar num sistema solar fora da rede dependerão do tipo de consumo, seguido do tipo de dispositivos eletrónicos a ligar a este equipamento solar. Assim como a potência total necessária, que determinará o dimensionamento a 12, 24 ou 48V.

É também importante conhecer os diferentes tipos de baterias, para que a bateria esteja também de acordo com o tipo de consumo que vai ser utilizado. A escolha do tipo de bateria é muito importante, uma vez que é o elemento mais caro da instalação e o mais delicado, pelo que deve ser objeto de cuidados especiais.

Depois, é também importante efetuar uma boa manutenção da instalação. Neste próximo blogue, pode encontrar todos os passos mais importantes para manter o seu equipamento solar em perfeitas condições e evitar possíveis problemas no futuro:

Leia o nosso post para conhecer em pormenor a manutenção correta da instalação solar:

Assim, a energia solar fora da rede tem um preço muito competitivo e é uma instalação com um rápido retorno do investimento. Permitem passar de uma utilização de geradores a combustíveis fósseis muito caros para uma energia gratuita graças ao sol. E tendo em conta o custo dos combustíveis atuais, as instalações fora da rede serão rapidamente amortizadas por qualquer proprietário.

A energia solar fora da rede é a melhor opção para ter a sua própria eletricidade em qualquer lugar e de forma gratuita, sendo você mesmo um produtor de energia.

| | | |

Similar Posts