A vida útil e garantia das baterias solares

É preciso saber que a vida útil de um produto não equivale à sua garantia. As baterias solares têm garantia de 3 anos prevista em lei, sendo que sua vida útil dependerá não só da tecnologia de fabricação, mas também de fatores externos como frequência de uso, profundidade de descarga, manutenção e clima externo do local onde são instaladas. estão localizados. Portanto, é igualmente importante adquirir o modelo de bateria adequado ao consumo que vamos ter, bem como cuidar bem delas e utilizá-las nas condições adequadas para prolongar sua vida útil. O uso correto das baterias é vital para evitar que sua vida útil seja reduzida devido ao uso indevido ou mau cuidado.

Uso correto de baterias solares

O uso correto das baterias consiste em evitar descargas profundas bem como descarregá-las completamente. Evite descarregar baterias solares abaixo da profundidade de descarga recomendada, pois a descarga excessiva pode reduzir a vida útil da bateria. A maioria das baterias solares tem um DoD recomendado de 50% a 80%. Embora, com base na nossa experiência, não recomendamos ultrapassar 50%. Para isso, além do uso responsável dos consumos, também será necessário que a instalação solar seja bem dimensionada para evitar descarga excessiva da bateria por mau dimensionamento que não atende o consumo do cliente. Também será importante que os dias de segurança para descarga sejam de vários dias dependendo do clima do local. Os dias de segurança da bateria referem-se aos dias em que será possível fornecer a quantidade normal de energia para cobrir o consumo diário, tendo em conta os dias de mau tempo em que não será gerada energia solar.

A temperatura e a ventilação do local também afetam as baterias. As baterias solares devem ser mantidas em um ambiente bem ventilado e com temperatura controlada. Temperaturas extremas podem afetar negativamente o desempenho e a vida útil das baterias. A temperatura deve ser o mais estável possível durante o dia e a noite, e mantida o mais próximo possível dos 20 graus. É útil ter grades de ventilação que possam ser abertas no verão e mantidas fechadas no inverno.

Também é importante que existam proteções de segurança para proteger as baterias contra sobrecarga e descarga excessiva. As baterias são o elemento mais delicado de uma instalação solar e devem ser bem cuidadas.

Caso tenha sido concebido um kit solar para consumos específicos e determinadas horas do dia, caso o cliente pretenda aumentar o consumo, deverá informar a empresa solar e ajustar os seus equipamentos para cobrir os novos consumos. Caso contrário, ocorrerá descarga excessiva e a vida útil das baterias será reduzida.

Produto destacado na loja Damia Solar:


Bateria de Gel Ecosolar 250Ah C100 12V

Bateria de gel da marca Ecosolar com 250Ah de capacidade e fabricada para o uso em instalações de energia solar ou energia eólica. Graças à sua composição em gel, tem uma vida útil de até 12 anos, em condições normais de funcionamento. Este tipo de bateria é selada, o que previne a emissão de gases poluentes e evita a necessidade de manutenção.

Ver produto

Manutenção correta de baterias solares

No que diz respeito à manutenção da bateria, esta consistirá na verificação e limpeza dos terminais da bateria, na inspeção dos cabos e na garantia de que não existem danos visí   Os modelos que necessitam de recarga, ou seja, modelos de bateria que não são lacrados, devem ser controlados para garantir que o nível de eletrólito esteja sempre entre os níveis mínimo e máximo marcados pelo fabricante. Se uma bateria ou copo estiver próximo do nível mínimo, deve ser reabastecido com água destilada.

Vida útil da bateria solar

A vida útil das baterias solares varia dependendo do modelo devido às suas características técnicas e aos materiais utilizados. As baterias mais básicas têm preço mais barato e vida útil menor que os modelos mais caros, mas oferecem vida melhor graças a materiais de melhor qualidade.

Em primeiro lugar, as baterias de chumbo-ácido em formato monobloco são as baterias solares mais baratas e também as mais básicas e têm uma vida útil de 3 a 5 anos.

Em segundo lugar, as baterias solares AGM diferem das baterias monobloco porque são mais eficientes e também são baterias seladas, pelo que não necessitam de manutenção. Têm vida útil entre 5 e 7 anos.

Em terceiro lugar, as baterias de gel são semelhantes às baterias AGM, mas diferem delas porque o seu eletrólito está num estado gelificado em vez de líquido. As baterias solares de gel têm vida útil de 7 a 12 anos em ótimas condições de uso e manutenção.

Quarto, as baterias estacionárias de 2 V são projetadas para lidar com ciclos frequentes e profundos de carga e descarga, tornando-as ideais para sistemas de energia solar. Possuem vida útil entre 15 e 20 anos e necessitam de manutenção.

Quinto, as baterias de lítio têm uma vida útil entre 15 e 20 anos. Essas baterias de lítio não necessitam de manutenção e possuem alta densidade, o que permite armazenar maior quantidade de energia em menos espaço. A tecnologia do lítio é nova em comparação com os outros quatro tipos de baterias solares, por isso o seu preço é ainda mais elevado.

Similar Posts