A guerra na Ucrânia está a afetar o abastecimento energético da Europa.

A guerra na Ucrânia afetou o abastecimento de energia na Europa. A Rússia era o principal exportador de petróleo e gás natural para toda a União Europeia. As sanções impostas pela UE levaram a que este país deixasse de exportar os seus combustíveis para os países europeus e que estes tivessem de procurar alternativas para fornecer esses combustíveis a países como a Noruega ou os Estados Unidos, cujos preços são mais caros.

Em conclusão, a guerra na Ucrânia mostrou como a economia global é delicada, onde um conflito entre países pode causar um desequilíbrio na mesma. Por esta razão, a energia solar é muito importante, pois permite aos seus proprietários controlar a energia que produzem e consomem.

A guerra na Ucrânia atingiu-nos duramente. Mas isto leva-nos a uma questão muito importante:

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia veio confirmar que vivemos num mundo global em que todos somos interdependentes uns dos outros. É por isso que é tão importante que, numa área tão importante para a economia doméstica como as despesas de energia, sejamos independentes e nos tornemos os geradores da nossa própria energia. E isso consegue-se através da energia solar, com uma instalação solar de autoconsumo.

Como é que uma guerra que eclodiu tão longe do nosso país pode estar a afetar tanto todo o espaço europeu?

Isto deveu-se principalmente ao facto de a Rússia ser o principal exportador de petróleo e gás natural para toda a UE. Detinha o monopólio do sector energético em países como a Alemanha, a Áustria, a Hungria, a República Checa, etc., com uma quota de energia importada superior a 70% e mesmo 90% em alguns destes países. Com uma quota de energia importada superior a 70% e mesmo 90% em alguns destes países.

A introdução de sanções pela União Europeia não só prejudicou a economia russa, como também levou a Rússia, consciente do seu poder energético, a deixar de exportar estes combustíveis para os países europeus. Consequentemente, países europeus como a Alemanha, a França e a Espanha tiveram de se esforçar para encontrar parceiros alternativos para o fornecimento destes combustíveis.

No entanto, o preço barato oferecido pela Rússia não foi encontrado nos novos países fornecedores. Este facto conduziu a uma grande alteração do preço destes combustíveis para todos os clientes finais em toda a Europa.

Os problemas de Espanha como país produtor de energia

A Espanha já tinha um problema no domínio da energia, pois não produzia energia suficiente para cobrir todo o consumo do país. Tinha de recorrer a países como a Argélia para o gás natural e a França para a eletricidade, devido a todos os excedentes de energia existentes em França devido ao grande número de centrais nucleares que possui.

Se um sector das famílias do nosso país já se encontrava numa situação delicada, já se encontrava numa situação delicada. Agora, devido ao elevado custo da energia, o custo é ainda mais elevado e atinge níveis insustentáveis para um determinado sector da população e das indústrias.

A guerra na Ucrânia é uma indicação clara dos problemas que podem surgir de uma grande dependência de uma fonte de energia de um país. Todos os problemas nas relações políticas e comerciais com este país conduziram à situação atual.

A forte dependência da UE no sector da energia

Este conflito demonstrou a falta de preparação da UE devido à sua forte dependência do sector energético russo.

A Rússia, confrontada com as sanções impostas por Bruxelas, agiu rapidamente, fechando a torneira do petróleo e, sobretudo, do gás natural, em vésperas do inverno. Era a altura em que a economia europeia podia ser mais afetada.

Mesmo com a rápida ação de Bruxelas na altura para procurar alternativas noutros países, o custo foi muito mais caro. Porque estes novos países aproveitaram a posição de fraqueza da Europa para impor preços elevados. Para dar um exemplo, o gás liquefeito dos Estados Unidos e o acordo com a Noruega.

Isto tornou-o mais caro porque o preço comercial anteriormente estabelecido por contrato com a Federação Russa era muito mais barato. Isto expôs a impreparação dos nossos políticos face a uma possível situação como a que acabou por acontecer.

A energia solar e o autoconsumo solar como solução para o aumento dos preços

É por esta razão que, num mundo tão globalizado como o atual e onde as decisões políticas não são, infelizmente, tomadas a pensar nos cidadãos, é necessário tirar partido da auto-geração de energia. De ser 100% dependente da energia a ser uma família ou uma indústria, gerando a sua própria energia graças à energia solar fotovoltaica. Eis a importância de poder gerar a sua própria energia.

Hoje em dia, a mudança para a energia solar pode e deve ser feita como uma solução para o elevado preço da eletricidade. Por esta razão, há um boom em toda a Europa como solução para este problema energético. A energia solar é competitiva em termos de preço como alternativa às empresas de distribuição de eletricidade e gás natural.

A energia solar requer um investimento inicial, mas uma vez feito esse investimento, a eletricidade é gerada gratuitamente para o proprietário. E devido aos preços e custos exorbitantes de outras fontes de energia, o retorno do investimento em equipamento solar será muito rápido. Além disso, os painéis solares têm uma garantia de 25 anos e oferecem um rendimento superior a 80%. Isto mostra a robustez e a fiabilidade dos painéis solares hoje em dia.

Para além das vantagens de ter uma instalação solar de autoconsumo ou fora da rede em casa, o proprietário poderá também beneficiar de um desconto no imposto IBI, bem como ter acesso a subsídios pelo facto de estar a utilizar uma fonte de energia renovável em sua casa.

Saiba mais sobre as subvenções e subsídios para a instalação de painéis solares na Catalunha:

Uma explicação pormenorizada das subvenções que pode receber para instalar painéis solares e produzir energia.

Subvenções e subsídios para a instalação de painéis solares na Catalunha.

O problema do monopólio dos distribuidores de eletricidade em Espanha e o aumento geral dos preços

A esta situação atual acresce o facto de o nosso país ter passado muitos meses sem precipitação significativa e contínua. Consequentemente, existe atualmente uma grave seca, o que se reflete também na pouca energia que é produzida atualmente através da energia hidroelétrica. As albufeiras do país estão em mínimos históricos. Nem sequer há água suficiente para irrigar.

De notar também que este problema da guerra fez com que as empresas que detêm o monopólio da distribuição destes combustíveis inflacionassem ainda mais o preço dos seus produtos, especulando graças à situação na Ucrânia.

Isto, juntamente com o facto de no nosso país mais de 90% dos bens serem distribuídos por veículos, provocou uma reação em cadeia e um aumento muito grande dos preços dos produtos alimentares básicos. E, em geral, um aumento dos preços de todos os produtos em todos os sectores.

Portanto, afetando igualmente uma pequena família, até mesmo uma empresa. Convém recordar que muitas empresas do sector primário em Espanha consomem muita energia, o que representa uma grande percentagem de custos fixos que são depois transferidos para os seus produtos. Como resultado, todos os produtos se tornam mais caros em comparação com os preços praticados antes da guerra.

Conclusão

Em conclusão, a guerra na Ucrânia mostrou como a economia mundial é delicada. Um acidente, um problema ou um conflito entre países pode causar uma perturbação muito grande na economia. Por esta razão, a energia solar é muito importante atualmente, pois permite que as pessoas controlem a energia que geram. E garantir que, a partir de hoje, as pessoas e as empresas deixem de ser afetadas por causas externas. Tudo isto graças à energia solar.

Assim, graças à energia solar, as pessoas e as empresas que instalaram painéis solares para produzir a sua própria eletricidade deixarão de ser afetadas. Com a vantagem de se manterem afastados dos aumentos de preços e das possíveis especulações das empresas de distribuição.

Por esta razão, a melhor forma de ajudar as famílias a não estarem tão dependentes das decisões incompetentes dos nossos políticos é ter mais independência no domínio da energia e isso consegue-se graças à energia solar.

Uma família pode, graças a uma instalação bem dimensionada por especialistas em energia solar, ter uma instalação bem dimensionada que pode gerar toda a energia de que a família necessita e tornar-se completamente autos suficiente. A energia solar é muito importante porque permite que as pessoas tenham controlo sobre a energia que geram. E, desta forma, haverá a segurança de que, mesmo que ocorram situações globais que afetem a economia, isso não afetará as famílias ou indústrias que tenham painéis solares instalados.

A forma mais otimizada é dimensionar uma instalação de autoconsumo superior ao consumo total previsto para os meses de dezembro e janeiro. Desta forma, consegue-se um excedente de energia no verão e um excedente muito grande pode ser armazenado e utilizado nos meses de inverno. O resultado seria que uma família ou uma indústria não gastaria eletricidade durante todo o ano.

Similar Posts