Quantos painéis solares preciso para um ar condicionado?
Para utilizar um ar condicionado com um consumo médio de 9.000 frigories numa casa média de 90 m2, será necessário instalar 8 painéis solares de 460W se quiser cobrir totalmente o consumo do ar condicionado em modo de autoconsumo solar com uma operação de uma hora diária.
A quantidade de energia equivalente a um ar condicionado com 9000 frigories por hora de utilização será de 10.465Wh, portanto com esta quantidade de painéis solares de 460W o ar condicionado pode funcionar com 100% de energia solar e sem que seja necessário recolher energia elétrica da rede.
A grande vantagem de utilizar um ar condicionado com painéis solares é que será utilizado quando está muito calor e, por conseguinte, quando está sol. Além disso, a sua utilização costuma incluir os meses de verão, que são os mais quentes, pelo que serão os meses do ano em que a radiação solar será maior e, portanto, a geração de eletricidade nos painéis solares.
O cálculo de 8 painéis solares por hora de funcionamento foi calculado para a zona média de radiação solar em Portugal de Lisboa ou Évora. Já para a zona sul da Algarve serão suficientes 7 painéis solares. a zona norte, na Porto ou Braga, serão necessários 9 painéis para cobrir o consumo de ar condicionado. No Norte o número de painéis será maior, uma vez que a radiação solar nesta zona será menor do que noutras zonas da Península Ibérica. No entanto, também costumam ser zonas onde as temperaturas não são tão elevadas no verão, pelo que um período mais curto de utilização deste aparelho de ar condicionado pode ser suficiente.
O cálculo das frigorias de um ar condicionado deve ser feito com base nos metros quadrados da residência ou casa que se pretende arrefecer. É por isso que neste blogue foi estabelecida a potência de 9.000 frigoríficos, o que corresponde a 90m2, que é normalmente o tamanho médio de uma casa em Portugal. Sendo a proporção de 100 frigorias por cada m2 de superfície. Assim sendo, para uma casa de 60m2 será necessário um aparelho de ar condicionado de 6.000 frigories, e um consumo elétrico de aproximadamente 7.000Wh. O que significará instalar 5,5 = 6 painéis solares de 460W. Valor que deve ser multiplicado pelas horas de utilização por dia. Recorde-se que a relação entre frigorias e watts faz com que cada frigoria de um ar condicionado tenha um consumo elétrico de 1,1628W.
No caso de utilização de um ar condicionado 9000 frigories em modo de instalação solar isolada, deve ser tido em conta não só o número de painéis solares, mas também a capacidade de armazenamento das baterias da instalação. Lembre-se que uma instalação isolada é independente da rede elétrica, pelo que a energia solar é normalmente armazenada em baterias para cobrir todo o consumo elétrico ao longo do dia. Com a utilização de um inversor de energia solar normal, funcionará recolhendo a energia armazenada nas baterias e transformando-a em eletricidade alternada de 230V para utilização em qualquer eletrodoméstico da casa. Assim sendo, para utilizar o ar condicionado, deve-se ter em conta uma ampliação tanto dos painéis solares como das baterias para poder recolher toda a energia que o ar condicionado irá consumir.
Por outro lado, instalações solares isoladas com multiequipamento solar como o inversor Ecosolar Multiplus Ultrastar que permitem o controlo total do funcionamento do sistema, o dispositivo pode ser configurado para dar prioridade ao consumo de energia solar antes de carregar as baterias. Assim pode utilizar primeiro a energia dos painéis solares e dependendo da capacidade de geração fotovoltaica naquele momento, os painéis serão suficientes para o funcionamento completo do ar condicionado. A energia flui dos painéis diretamente para o aparelho de ar através da função de bypass na unidade solar múltipla. Não é necessário sobredimensionar as baterias, com as poupanças económicas que isso implica.
Fatores que influenciam o número de painéis solares necessários para um ar condicionado:
– A potência do ar condicionado
A potência do equipamento de ar condicionado é indicada pela quantidade de frigorias. Quanto maior for o número de frigorias que um aparelho de ar condicionado possui, maior será o seu consumo elétrico e maior será a sua capacidade de refrigeração. Uma frigoria equivale a 1.163W.
– Classe energética
Este fator é muito importante, pois quanto melhor classe energética tiver o equipamento de ar condicionado, menor será o seu consumo em watts para gerar a mesma quantidade de arrefecimento. Ter eletrodomésticos como clase A o B en casa significará una diferencia significativa en la cuenta de luz bien como no dimensionamiento del número de solares solares para cubrir el consumo eléctrico de la casa o, como el caso, o el consumo del condicionado.
– O tamanho do espaço a refrigerar
Em divisões mais pequenas levará menos tempo a atingir a temperatura desejada, enquanto em casas grandes ou com tetos altos serão necessários equipamentos de refrigeração mais potentes ou o ar condicionado necessitará de funcionar durante mais horas por dia.
– Temperatura alvo
Para as pessoas que têm muito calor ou que procuram atingir temperaturas muito baixas, o consumo do ar condicionado será maior e será necessário que este funcione durante mais horas, pois existe uma maior diferença de graus entre a temperatura ambiente e a temperatura ambiente. ser alcançada.
– A área geográfica
Dependendo da região do planeta, as horas de calor intenso serão mais elevadas e consequentemente a utilização do ar condicionado será mais frequente, sendo utilizado um maior número de dias por ano devido à elevada temperatura ambiente em algumas zonas.
Outra opção em discussão será a utilização de um ar condicionado híbrido que possa funcionar tanto em corrente alternada como em corrente contínua. Assim sendo, este dispositivo pode ser utilizado e ligado a uma ou outra fonte de eletricidade dependendo da energia solar que é gerada nesse momento, ou utilizado diretamente de forma independente do restante sistema elétrico da casa. Que consiste na utilização de ar condicionado híbrido apenas em circuito de corrente contínua diretamente com painéis solares fotovoltaicos.