¿É rentável instalar painéis solares numa casa?

Sim, atualmente é muitorentável instalar painéis solares em casa, pois têm um preço baixo e requerem muito pouca manutenção. Oferecem grandes vantagens de poupança na conta de electricidade da casa, transformando-nos em geradores autónomos de electricidade e podendo deixar de depender em grande parte da empresa de electricidade contratada.. Além disso, a instalação de painéis solares tem muitas vantagens fiscais e subsídios, que o tornamum investimento ainda mais atrativo e com retorno rápido em média de 10 anos. Vamos explicar em profundidade cada ponto que favorece a boa rentabilidade da instalação de painéis solares numa casa:


Formulario de autoconsumo solar


Rellena el siguiente Formulario online y te realizaremos sin compromiso un presupuesto a medida para tu kit de autoconsumo solar. Ideal para personas que quieran ahorrar en la factura eléctrica de su vivienda, generando parte o toda la energía necesaria, con placas solares fotovoltaicas:

Formulario para presupuesto de kits de autoconsumo solar



Economia na conta de luz da casa


Ter kits solares para autoconsumo solar permitirá gerar a sua própria energia elétrica e permitir que dispositivos e eletrodomésticos recolham essa energia para o seu funcionamento em vez de utilizar em energia da rede elétrica. Isso significará reduzão economicas significativas em sua conta de luz todos os meses.
Retorno rápido do investimento em painéis solares
A instalação de painéis solares é um investimento atrativo, uma vez que se pagará em 10 anos. Isso ocorre porque dificilmente haverá custos extras de manutenção. E todas as poupanças de energia compensarão o investimento inicial. O preço de um watt aumenta ano após ano, pelo que as poupanças económicas aumentarão com o passar dos anos.


Benefícios fiscais e subsídios

Para Portugal, a instalação de painéis fotovoltaicos traz benefícios fiscais como a redução do IVA aplicável à aquisição de equipamentos solares de 23% para 6%, o que reduz significativamente o custo inicial do investimento. A nível municipal, a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) pode ser usufruída por um período até 10 anos para edifícios que cumpram determinados critérios de eficiência energética e com instalações solares. . Em termos de subsídios, o Programa de Apoio à Produção e Utilização de Energias Renováveis (PAPURE) oferece ajuda direta a particulares e empresas, cobrindo uma percentagem do custo de instalação de painéis fotovoltaicos, ajudando a reduzir o investimento inicial. Por fim, o Fundo de Apoio à Inovação (FAI) e o Programa de Sustentabilidade Energética no Consumo (PPEC) também disponibilizam financiamento a juros baixíssimos.


Venda de excedentes à rede elétrica

A venda de excedentes contribuirá também para uma poupança e uma amortização mais rápida, uma vez que neste tipo de instalações solares existe também a opção de contratar o serviço de despejo dos excedentes que não são consumidos na quele preciso momento e que serão registados no contador de saída de casa. Esses excedentes podem ser vendidos à companhia elétrica ou subtraídos do total de watts consumidos pela empresa. Desta forma, será aproveitada toda a energia gerada nos painéis fotovoltaicos. Contamos como funciona a compensação de excedentes.


Longa vida útil dos painéis e mínima manutenção


Os painéis solares fotovoltaicos requerem apenas uma manutenção periódica mínima e também têm uma longa vida útil de mais de 25 anos. Sua média atualmente costuma oscilar em torno dos 40 anos de vida Além disso, não podemos esquecer que os painéis solares oferecem garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação e garantia de desempenho de 25 anos, garantindo umdesempenho mínimo de 80% após 25 anos de operação.


Baixo preço de painéis solares e outros dispositivos de instalação solar


O custo dos painéis solares diminuiu significativamente nos últimos anos. Melhorias nos sistemas de fabricação de painéis com redução de custos e melhorias na tecnologia para fabricação de células solares cada vez mais baratas e eficientes reduziram o preço dos painéis em mais de 50% nos últimos 10 anos. O mesmo aconteceu com outros componentes, como investidores e reguladores. Isto permitiu que se tornasse um produto atraente sem depender de subsídios públicos.


Versatilidade em uso


Para usufruir da energiaelétricagerada pelos painéis solares não é necessário morar em casa, pois, se vocêtiveruma segunda casa ouumtelhadocomunitário, poderá instalar painéis solares e se beneficiar. No caso de ter uma segunda residência, basta ter o contador de ambas as casas na mesma empresa, desta forma, poderáaproveitar a energia gerada nos painéis solares instalados na sua segunda residência no seu residência principal. Já em telhado comunitário a instalação pode ser feita em conjunto por todos os vizinhos, ou por conta própria se receber o apoio de 33% dos honorários dos proprietários em reunião de bairro. Outro local para instalar painéis solares para gerar a sua própria energia será nas varandas da sua casa graças às estruturas solares para varandas.


Aumento do valor da propriedade


Casas com sistemas de energia solar geralmentetêm um valor de revenda mais alto, economizando dinheiro para seus proprietários. Atrairá compradores interessados em reduzir a conta de luz e compossibilidade de serem autossuficientes. Além disso, a consciência de apostar em casas sustentáveis e energeticamente eficientes farácom que seja uma casa mais procurada que outras no mercado imobiliário.


Benefícios ambientais


A energia solar é uma fonte de energia verde e renovável que não produz emissões poluentes na atmosfera. Isso os torna uma das fontes de energia mais ecológicas que existem. Além disso, a instalação de painéis solares nos telhados ajuda a reduzir os efeitos das ilhas de calor nas áreas urbanas. Isto acontece porque os painéis solares absorvem os raios solares em vez de permitir que o calor seja absorvido pelos telhados e materiais de construção, que são então libertados de volta para a atmosfera à noite.

Similar Posts