Qual a melhor forma de aproveitar a energia excedentária em instalações solares de autoconsumo sem compensação?
Nas instalações de autoconsumo solar será importante analisar a quantidade de consumo na casa em relação à capacidade de produção de energia nos painéis solares. Nas instalações de autoconsumo em que a quantidade de energia gerada é normalmente inferior à quantidade de energia gerada, não é aconselhável contratar compensação de energia. Isto pode ocorrer em casos de não haver superfície ou espaço suficiente para instalar a quantidade necessária de placas, por ter orçamento limitado, etc.
Estratégias para aproveitar melhor a energia gerada em nossos painéis solares
Nesta situação, se em algum momento for gerada mais energia do que consumida, ela será despejada na rede e perdida, sem ser beneficiada. Será então muito importante estabelecer estratégias em casa para otimizar o uso da energia que geramos.. Vamos nomear e explicar em profundidade os mais importantes e utilizados nas residências do nosso país.
Adapte as rotinas diárias às horas solares
A melhor estratégia, sempre que possível, é adaptar a rotina diária das pessoas ao horário diurno. Por exemplo, mudar o hábito de tomar banho diário da noite para a manhã significará uma economia significativa e poderá aproveitar a energia gerada nas primeiras horas da manhã para aquecer a água do aquecedor elétrico. Sua rotina de banho na hora de dormir não pode aproveitar a energia solar, pois nenhuma eletricidade será gerada nessas horas do dia e, quando o sol se pôr, toda a eletricidade que você usar virá da companhia de energia. Tarefas como passar roupas ou usar o forno também podem ser colocadas nos finais de semana durante o dia, em vez de utilizá-las durante a semana à tarde ou à noite após o retorno do trabalho.
Programação de aparelhos
Recomenda-se o uso de aparelhos que você possa programar para funcionar durante os horários de pico de produção solar, como maquina de lavar roupa, secadoras e lava-louças. E outros, como fogões no inverno e ar condicionado no verão, podem ser programados através de temporizadores para que funcionem a plena capacidade nos horários de maior produção solar, que coincidirão com o meio-dia. Para o aquecimento, recomenda-se a utilização de fogões com transmissão gradual de calor, pois permitem que funcionem na potência máxima durante algumas horas, e sejam desligados, mas ainda expelam o calor gradualmente durante várias horas. Este tipo de fogão costuma possuir uma placa cerâmica, que acumula calor e permite sua expulsão gradativa. Hoje em dia, graças à domótica, é possível ter um grande controlo da maioria dos dispositivos domésticos, ajustando a sua utilização às variações de horas de sol que existem nos meses de verão e inverno.
Graças a todas as funcionalidades oferecidas pelos inversos de rede, é possível monitorar o consumo e os períodos de maior geração de energia. Com o objetivo de estabelecer um programa horário que garanta que o funcionamento dos aparelhos elétricos programados coincide e aproveita a energia solar gerada por cada cliente na sua totalidade.
Carregamento de veículos elétricos
Se tiver veículo elétrico, aproveite o excesso de energia solar para carregá-lo durante as horas em que estiver estacionado na garagem.. Esta opção é muito utilizada por pessoas que tendem a utilizar principalmente o veículo particular nos finais de semana, enquanto durante a semana acessam o trabalho com transporte público. Este sistema permite-lhe poupar combustível e eletricidade e poder utilizar o carro a custo zero.
Aumente a eficiência doméstica
Embora este ponto não aborde diretamente como aproveitar o excesso de energia, é muito importante, pois permite reduzir os custos elétricos e melhorar a eficiência energética da casa. Desta forma, o consumo global da casa será reduzido e os excedentes elétricos poderão ser melhor redistribuídos para outros consumos domésticos, sendo uma despesa num primeiro momento, mas tornando-se um investimento quando a energia gerada começar a ser melhor utilizada.
As formas mais comuns e recomendadas para melhorar a eficiência energética da casa consistem em diversas renovações, como, por exemplo, melhorar o isolamento das paredes da casa, fazendo com que preserve melhor a temperatura interior no inverno, e dificultando para o calor entrar nos meses de verão. também traz uma grande mudança na melhoria da eficiência, a instalação de janelas de vidro duplo com rutura térmicauma vez que as janelas são as principais fontes de perdas numa habitação.
Como terceiro e muito importante fator, será a substituição de aparelhos antigos por novos, eletricamente muito mais eficientes. Saiba que, ao longo dos anos, a eficiência de utilização melhora cada vez mais e, por isso, a regulamentação europeia estabeleceu etiquetas de classificação e informações sobre o consumo anual de cada dispositivo eletrónico. A sociedade atual está muito consciente do mau investimento que pode significar manter em funcionamento um eletrodoméstico com um mau nível de energia. Pois significará um gasto mensal extra na conta de luz. Por isso, recomenda-se que eletrodomésticos como geladeira, freezer, máquina de lavar ou esquentador sejam substituídos por modelos mais novos, já que o custo elétrico da casa no final do mês será reduzido drasticamente.
E, portanto, o consumo básico da casa pode ser coberto mais rapidamente e os excedentes podem ser redirecionados para outros tipos de aparelhos eletrónicos.
Piscinas e jacuzzi
Como última opção, se tiver piscina ou jacuzzi em casa, pode aproveitar o excesso de energia para aquecer a água. Isto pode ser feito inserindo o excesso de energia numa bomba de calor, que extrairá o calor do ar exterior e o transmitirá à água. Nestes casos, é imprescindível que a piscina tenha uma manta térmica em contacto com a água para manter o calor e proteger a água da piscina do frio exterior. Se tem piscina, mas não tem bomba de calor, também pode aproveitar a energia de autoconsumo para fazer funcionar algumas horas por dia a bomba solar da piscina para manter a água limpa e purificada e poupar no seu funcionamento e cuidando também da saúde e da pele das pessoas que tomam banho naquela piscina.