O que é a compensação pelo excedente de energia solar de autoconsumo e como funciona?

A compensação pelo excedente de energia é uma opção disponível aos proprietários de equipamentos de energia solar de autoconsumo, através da qual podem vender o excedente de energia dos seus painéis solares quando esta não é consumida em sua casa.. O excedente de energia elétrica que é gerado na casa e não é consumido pode ser desviado para a rede elétrica e recebido pelo fornecedor de energia elétrica, compensação financeira, ou compensação em forma de créditos que serão descontados na conta mensal de luz.

Este sistema ajuda a amortizar o investimento na instalação solar de autoconsumo de forma mais rápida e económica, uma vez que toda a energia elétrica gerada será aproveitada na íntegra. Evitando que a energia gerada se perca e não seja consumida em casa naquele momento.

Produto destacado na loja Damia Solar:


Kit de autoconsumo solar monofásico de 2kW XS com excedentes

Kit solar de autoconsumo instantâneo de até 2000W cujos excedentes de energia são devolvidos à rede elétrica, caso não sejam utilizados. Graças à nova lei de autoconsumo na Espanha, o autoconsumo já está regulamentado e é uma realidade. Já podemos nos beneficiar da energia renovável do sol e, ao mesmo tempo, utilizar a energia fornecida pela rede elétrica, se é necessário, e devolver o excedente dos painéis à rede, se houver. Desta forma e com este kit de autoconsumo solar, podemos gerar até 2000W de eletricidade e usá-la diretamente, reduzindo assim o consumo da conta de luz e economizando dinheiro!

Ver produto

Como funciona a compensação de energia excedente?

A operação de compensação do excedente de energia por autoconsumo solar inicia-se quando esta energia é gerada nos painéis solares da habitação. Em primeiro lugar, essa energia será utilizada para alimentar os aparelhos elétricos em funcionamento na casa ou empresa naquele momento. . Se a geração de energia for maior que o consumo, esse excedente será desviado para a rede elétrica.

Neste ponto entra em ação o medidor bidirecional, que mede tanto a quantidade de energia consumida da rede elétrica quanto a energia que a rede recebe da casa.

A energia de saída será registada no medidor e o proprietário receberá por isso uma contribuição financeira, ou uma determinada quantia de créditos. Estes créditos serão utilizados para compensar o consumo de eletricidade da rede em momentos em que a produção de energia renovável não seja suficiente para satisfazer as necessidades da casa ou da empresa.

Desta forma, na conta de luz o proprietário receberá um desconto destes créditos como compensação pela energia despejada na rede e utilizada pela comercializadora para fornecê-la a outro cliente. Ou seja, uma fatura líquida baseada na diferença entre a eletricidade consumida da rede e a eletricidade gerada e vendida à rede. No caso de obtenção de um número de créditos superior ao valor total da conta de luz, os créditos poderão ser utilizados em contas de luz futuras ou recebidos sob a forma de compensação monetária.

Quando solicitar indemnização por excedente de energia solar?

Para beneficiar da compensação de excedente de energia com autoconsumo solar, deverá solicitar à empresa comercializadora que pretende usufruir da opção de injeção na rede com compensação, no momento de efetuar a instalação e legalizá-la. Caso contrário, a energia que você coloca na rede será perdida e você não obterá nenhum benefício. Dependendo da relação entre a energia gerada e a energia consumida diariamente, será necessário ver qual das 2 opções é a mais adequada para a nossa instalação solar de autoconsumo. Caso a quantidade de energia gerada seja normalmente superior, será recomendável contratar a opção de compensação do excedente de energia.

|

Similar Posts