É possível instalar painel solar na varanda e quando preciso?
A resposta é sim. Sim, é possível instalar painel solar ou kit solar na varanda. A quantidade de painéis a instalar ou o tamanho do kit solar dependerá da quantidade de energia elétrica que se pretende gerar para cobrir o consumo dos eletrodomésticos da casa. A opção mais recomendada é a aquisição de um kit solar para varanda, que já foi concebido com todos os componentes necessários para fixar os painéis à grade da varanda de forma fácil, rápida e com total segurança. De acordo com a lei, não existe qualquer impedimento ou proibição à colocação de painéis solares em varandas. Porém, recomendamos que antes de realizar a compra, no caso de comunidades vizinhas, você verifique se é permitido. Pois pode haver alguma comunidade do bairro que não permita por questões estéticas dependendo da localização.
Se tiver uma varanda grande ou pequena, esta pode ser colocada, de acordo com a regulamentação local, no interior da varanda ou fixada na grade da varanda no exterior, aproveitando assim um espaço que não é utilizado e tornando o consumo elétrico da casa rentável, lugar de moradia.
Como aproveitar ao máximo o kit solar da sua varanda?
Virado a sul
Para aproveitar ao máximo o kit varanda, priorizando a sua colocação em varandas voltadas para o sul geográfico. Você pode determinar a hora do dia em que o sol está no sul às 14h no verão e às 13h no inverno. Orientar os painéis solares para o sul garante que os painéis recebam a luz mais direta durante o dia, pois este será o momento em que o sol estará no ponto mais alto do céu e, portanto, o painel será capaz de gerar uma maior quantidade de energia elétrica. Caso não seja possível uma orientação exata a sul, deverá procurar-se uma orientação sudeste ou sudoeste, e como últimas opções recomendadas para que a instalação seja rentável, com base no seu investimento, oriente os painéis para o leste e oeste, nesta ordem. Se tiver terraço as vantagens são maiores, pois ter uma dimensão maior também permite mais flexibilidade na colocação dos painéis solares e na sua orientação para o céu.
Grado de inclinação
O grau de inclinação dos painéis solares da varanda é muito importante para que recebam a maior quantidade de radiação solar. Dependendo da utilização que se vai dar ao kit solar varanda, deverá ser utilizada uma inclinação ou outra. Para uma geração estável durante todo o ano, os painéis deverão ser inclinados com um grau de inclinação igual à latitude do local. Já para uso no verão, quando o sol está mais alto no céu, deve-se levar em consideração uma inclinação igual à latitude do local menos 15 graus. Por outro lado, para utilização no inverno, o sol estará numa posição baixa no céu, por isso os painéis devem ser colocados numa posição próxima da vertical. O mais ideal é aquele igual à latitude do local mais 15 graus.
Em suma, para os painéis que pretendem manter a sua inclinação igual durante todos os dias do ano, a escolha de uma inclinação igual à latitude será a que dará o melhor resultado. Se a inclinação dos painéis puder ser modificada durante o ano, a geração geral de energia no final do ano será melhorada.
Organize e otimize o consumo elétrico da casa
O terceiro fator para aproveitar ao máximo o painel solar na varanda será organizar e coordenar o funcionamento dos eletrodomésticos da casa durante as horas de sol para que toda a energia gerada nos painéis solares nesse mesmo horário seja aproveitada. momento em qualquer um dos dispositivos em execução em casa. O objetivo de colocar painéis na varanda é gerar a própria energia elétrica e economizar na conta de luz, portanto, é necessário que os aparelhos de uso diário que podem ser programados, sejam programados para funcionar durante o meio-dia, que é o horário mais alto. radiação solar e consequentemente, a geração de energia elétrica nos painéis solares. Este terceiro fator é muito importante para quitar o kit solar varanda o mais rápido possível e gerar energia elétrica gratuita que é aproveitada ao máximo, evitando a geração de excedentes que serão vendidos para a rede. O preço de compra da energia elétrica da concessionária é superior ao preço pelo qual vendemos nossa energia gerada nos painéis. Portanto, é melhor aproveitar ao máximo a energia solar a partir de uma boa estratégia e organização.