Como saber se o regulador solar está danificado?
Para saber se um regulador solar está danificado ou não funciona bem, é recomendável realizar diversas verificações. Primeiramente verifique se as luzes do regulador ou seus dados na tela apresentam algum erro ou problema, neste caso deve-se consultar o manual do regulador para saber o que é. Caso o regulador não apresente indicadores de falha, em segundo lugar, recomenda-se a utilização de um testador ou multímetro para garantir que os valores indicados pelo regulador sejam os mesmos mostrados no teste com o multímetro. É aconselhável fazer isso tanto na entrada de energia dos painéis para o regulador, quanto na saída de energia do regulador para as baterias. Pois, desta forma, será possível verificar se as partes mais importantes estão funcionando, como o aproveitamento da energia dos painéis solares, e o correto aproveitamento e armazenamento da energia nas baterias solares.
O que devo fazer para detetar se o regulador solar está danificado?
Para saber se o regulador solar de uma instalação solar ou kit solar está danificado ou não funciona corretamente, diversas ações podem ser realizadas, como, por exemplo, em reguladores com tela LCD, utilizando um multímetro para verificar se os valores de tensão estão corretos. indicados no regulador são os mesmos coletados pelo multímetro, e para verificar se seu comportamento está correto em diferentes condições de carga dependendo do nível de energia da bateria naquele momento. Você também pode saber se está danificado se apresentar sinais físicos de queimadura ou quebra, bem como verificando o estado das conexões. A seguir detalharemos as verificações mais comuns que podem ser realizadas para saber se o regulador solar está funcionando corretamente ou não:
Verifique as luzes indicadoras ou os dados na tela
Os reguladores solares possuem luzes indicadoras ou telas LCD que mostram o status operacional. Nos reguladores de LED, a cor verde indicará que a geração de energia está sendo realizada corretamente, bem como que a bateria está carregando bem. Já as cores amarela, vermelha ou piscante geralmente indicam erros ou problemas na operação do equipamento. Nos reguladores com display serão indicados os valores exatos de tensão e amperagem de geração de energia nos painéis solares e tensão de carga nas baterias. Se estas leituras se desviarem dos valores normais, pode significar que existe um problema no funcionamento do regulador solar.Medir a tensão de saída
Recomenda-se usar um testador ou multímetro para medir a tensão nos terminais de saída do regulador. Se for um dia de sol e com as baterias com carga baixa ou média, a tensão deve ser alta, pois deve estar sendo realizada uma carga bruta nas baterias. Porém, se a tensão for significativamente menor ou maior do que o esperado ao fazer esta medição, isso pode indicar um mau funcionamento no regulador.
Verifique a carga da bateria
Se as baterias conectadas ao sistema não estiverem carregando corretamente ou estiverem sobrecarregadas, isso pode ser um sinal de um regulador com defeito. É importante quando parece que as baterias não estão carregando corretamente, fazer este teste com o testador para ver se recebem ou não a quantidade de energia que está sendo gerada pelos painéis solares, ou para saber se o problema está em consumo excessivo por parte do proprietário da instalação solar. Caso se trate de um problema com o regulador, deve-se falar com o departamento técnico do fornecedor do equipamento solar para resolvê-lo o mais rápido possível, pois as baterias devem receber o máximo cuidado e devem ser evitadas descargas muito profundas e sobrecargas.
Inspeção visual
A realização de uma inspeção visual muitas vezes pode ser a maneira mais rápida de detetar possíveis danos ao regulador solar. Verifique se há sinais de danos físicos no regulador, como queimaduras, rachaduras ou componentes soltos. No caso de queda de raios, o regulador solar pode aguentar o impacto e ver uma parte queimada ou um cheiro de queimado muito forte quando nos aproximamos dele.
Verifique as conexões
Verificar as conexões dos cabos é uma boa maneira de verificar se há carga excessiva ou super aquecimento. Como nesta secção da instalação solar trabalharemos com corrente contínua, os cabos encontrarão um alto nível de tensão que pode causar, como efeitos colaterais, super aquecimento do cabo, queima das âncoras ou conexões podem se soltar devido a ciclos contínuos de super aquecimento e resfriamento do cabo elétrico. É importante garantir que todas as conexões estejam firmes e fortes como no primeiro dia e que não haja corrosão nos terminais.
Revise o comportamento sob diferentes condições de carregamento
Outra alternativa em que o testador não deve ser utilizado é a revisão do comportamento dos dados do regulador de acordo com as diferentes condições de carga. Para isso, deve-se observar se em dias ensolarados e com alta radiação solar, o regulador é capaz de gerenciar uma quantidade elevada de energia, e armazená-la de forma controlada na bateria, evitando sobrecargas. Por outro lado, em dias nublados, você deverá ver dados de baixa radiação solar e a energia que entra no regulador é a mesma que está armazenada na bateria.
Tudo isto deve acontecer enquanto a bateria não estiver cheia ou quase cheia, neste caso a fase de carga será diferente e o regulador só permitirá que uma pequena quantidade de energia passe para as baterias para evitar sobrecargas e sobreaquecimentos.
Consulte o manual do usuário do regulador
É muito importante ter sempre em mãos o manual do usuário do regulador, pois normalmente o regulador indicará códigos de erro, que podem ser consultados no manual para saber que tipo de falha é e como remediá-la. Também será importante revisar a configuração do regulador para verificar se todos os parâmetros estão corretos, por exemplo, se o regulador permitir selecionar o tipo de bateria, verifique se o modelo correto foi configurado.
Para evitar possíveis problemas que possam ocorrer numa instalação solar ou num kit solar em funcionamento, é aconselhável contratar um serviço de manutenção anual dos nossos equipamentos solares. Desta forma, podem ser detetados problemas de funcionamento e podemos até antecipar possíveis problemas graves com reparações dispendiosas, detetando a tempo uma anomalia. Na Damia Solar oferecemos este serviço de manutenção anual que nos permite não só detetar possíveis problemas, mas também conhecer os hábitos de utilização do cliente e assim poder recomendar a melhor forma de utilizar o seu equipamento solar fotovoltaico para que o seu desempenho e vida útil sejam ótimos. . Melhor possível. Pode contactar-nos sem compromisso através do telefone 215 563 241.