Importância e significado dos valores VMP, VOC, ISC e IMP de um painel solar

Nas informações técnicas de um painel solar é importante conhecer outros valores além de potência e tensão. Existem valores como o VMP que se refere à tensão máxima de potência que o painel solar oferece, o VOC se refere à tensão de circuito aberto, depois o IMP se refere à intensidade máxima de potência gerada pelo painel solar e, por fim, o ISC refere-se à corrente de curto-circuito em operação anormal. Estes 4 valores são muito importantes para calcular corretamente outros componentes da instalação solar como o regulador de carga, a secção do cabo e a capacidade dos fusíveis de proteção ou disjuntor.

O que significam os valores VMP, VOC, ISC e IMP de um painel solar?

Quando se compra um painel solar, são tidas em conta, principalmente, a sua potência e a sua voltagem. A potência é medida em watts (W) e, actualmente, é o factor de medida de consumo eléctrico mais utilizado. Por outro lado, a voltagem do painel irá determinar a configuração da instalação solar. Se o painel for de 24V, a instalação solar deverá utilizar baterias solares conectadas, formando um sistema de armazenamento de 24V. Da mesma forma, deverá utilizar um inversor de carga de 24V a 230V e um regulador que também permita regular painéis de 24V.
Paralelamente a estes dados, a ficha técnica do painel solar também indica os valores de VOC, VMP, ISC e IMP:
ISC refere-se à Intensidade da Corrente de Curto-Circuito.

Isto é, a corrente máxima que será produzida pelo painel numa situação de anomalia de funcionamento do mesmo, quando existe um curto-circuito. Este valor é geralmente utilizado para determinar o tamanho do cabo da instalação, assim como para dimensionar a medida das protecções e dos fusíveis desta parte da instalação solar.

VMP é a Voltagem em Máxima Potência, ou seja, significa a voltagem que será gerada pelo painel solar quando este funciona ao máximo do seu rendimento. O valor VMP é um paralelo do IMP, já que os dois sobem ou aumentam segundo a quantidade de radiação solar que recebe o painel fotovoltaico.

IMP significa Intensidade em Máxima Potência, ou seja, a corrente eléctrica que será produzida com um funcionamento perfeito, com o sol a incidir de forma perpendicular sobre a superfície do painel. AO longo do dia, a intensidade da corrente irá variar, já que os raios solares não vão incidir com o melhor ângulo sobre o painel até que chegue o meio-dia. Durante a manhã, a capacidade de gerar energia será menor, mas irá aumentar até às horas do meio do dia. Durante a tarde, o painel realiza a acção inversa, até que deixa de produzir electricidade quando se faz noite.


Painel solar Ecosolar Advanced 200W 12V Monocristalino

O painel solar monocristalino Ecosolar Advanced 200W 12V é o mais potente painel de 12V da marca Ecosolar. Este modelo Ecosolar oferece um excelente desempenho. Ideal para instalações em casas para aparelhos eléctricos, iluminação, dispositivos electrónicos de lazer, etc. ou em caravanas e barcos, onde é sempre muito importante instalar a potência máxima no espaço mínimo.

Veja produto


Visite a nossa vasta gama de painéis solares 24V

Na Damia Solar temos uma vasta gama de painéis solares 24V preparados para que possa beneficiar da energia solar na sua próxima instalação fotovoltaica e ser autossuficiente e poupar dinheiro com energia solar gratuita. Preços muito acessíveis para o ajudar a entrar no mundo das energias renováveis.

Veja painéis solares 24V

O IMP é o factor mais importante, já que irá determinar a qualidade real do painel solar. Por exemplo, podem escolher-se no mercado dois painéis que tenham a mesma potência de 250W. À priori, o seu rendimento deverá ser o mesmo. Porém, na prática, as coisas não funcionam assim, já que o painel que tiver um IMP mais alto irá apresentar um rendimento superior. Isto deve-se à qualidade das células solares que formam o módulo fotovoltaico. O painel solar 250W Ecosolar tem um IMP de 8,20A, enquanto o mesmo modelo da marca Sharp oferece 8,10A. Assim, o rendimento do painel da marca Ecosolar será melhor. Devemos, ainda, destacar que se podem encontrar em qualquer mercado painéis que são vendidos com a etiqueta de 250W, sendo que, na realidade, o seu rendimento de IMP será mais próximo dos valores de painéis de 240W do que dos de 250W. Por este motivo, recomendamos sempre que se tenha em conta o IMP quando se escolhem os painéis solares da instalação.

Outro factor a considerar é o VOC, que se refere à Voltagem em Circuito Aberto. Isto é, refere-se à tensão de saída de um painel quando não há nenhuma carga.
Há que destacar que para se conseguir o melhor rendimento do painel solar, deve sempre orientar-se este em direcção a sul, com uma inclinação que deve depender do local em que se situa a instalação e da temporada de uso. A inclinação será diferente se os painéis forem instalados no Sul de Portugal ou no Norte. Além disso, também irá variar segundo tenham um uso diário todo o ano ou se se tratar de um uso ocasional durante o verão. Estes passos são fundamentais, já que uma má orientação e inclinação podem provocar um rendimento do módulo bastante inferior ao normal.

Na Damia Solar dispomos de um amplo stock permanente de painéis fotovoltaicos de excelentes rendimentos e com um envio urgente de 24/48 horas. Além disso, dispomos também de um grande leque de kits solares já preparados para instalar e dimensionados para todo o tipo de utilidades em quintas, casas, zonas de rega ou autocaravanas. Se tiver qualquer tipo de dúvida ou caso não saiba que componentes necessita para a realização da sua instalação solar, pode contactar um técnico da Damia Solar através do número 215 563 241 ou, também, através do endereço de contacto que aparece no nosso website. Iremos atendê-lo com profissionalismo total e com uma gama de preços muito competitiva.

|

Similar Posts