O uso do inversor-carregador na instalação solar
O inversor-carregador são dois dispositivos muito importantes em um para uma instalação solar. O inversor desempenha a função de converter a energia de corrente contínua que é gerada nos painéis solares em corrente alternada para que possa ser utilizada por qualquer aparelho convencional ou dispositivo elétrico. Por sua vez, o carregador desempenha a função de carregar as baterias através de uma fonte de energia externa, como um grupo gerador ou um gerador. É portanto um multi equipamento que permite melhorar o funcionamento e a autonomia da instalação solar fotovoltaica.
Como funciona um carregador-inversor numa instalação solar?
As instalações de energia solar isoladas ou autónomas permitem-lhe que seja o proprietário da sua energia, que será gerada através de painéis solares fotovoltaicos e que é armazenada em baterias para que a possa utilizar quando desejar. Um dos elementos mais importantes da instalação é o inversor de corrente, cujo uso é cada vez mais habitual, juntamente com o carregador de baterias. No mercado, existe um produto que combina ambos, ou seja, que forma um carregador-inversor. Isto permite prestações melhores do que utilizando-se estes dois dispositivos em separado.
O uso do inversor e do carregador é o seguinte:
O inversor solar é um transformador de corrente que converte a voltagem da electricidade armazenada nas baterias em voltagem a 230V, como a que é utilizada nas habitações diariamente, através da rede elétrica. Deste modo, pode conectar-se à instalação eléctrica qualquer aparelho eléctrico, electrodoméstico ou ferramenta da sua casa que estes irão funcionar perfeitamente, inclusivamente melhor do que com electricidade gerada pela companhia eléctrica. As instalações fotovoltaicas mais comuns são feitas com voltagens de 12V, 24V ou 48V, de acordo com a quantidade de potência que o consumidor necessite. O inversor converte esta voltagem em corrente continua das baterias em corrente alterna a 230 volts. Existem 2 tipos de inversores solares: de onda modificada e de onda pura. Os inversores de onda modificada geram uma onda simulada electronicamente que pretende emular uma onda eléctrica pura. Estes inversores de modificada são úteis para o uso de aparelhos pouco complexos e que não utilizem motores, como é o caso dos televisores, leitores de música e DVD, carregadores de telemóveis, tablets ou computadores. Para o uso de qualquer outro tipo de dispositivo, será necessário o uso do inversor de onda pura, já que estes geram uma onda de corrente perfeita para o funcionamento de electrodomésticos como, por exemplo, frigoríficos, congeladores, micro-ondas, máquinas de lavar, etc.. Além disso, também se pode utilizar qualquer tipo de ferramenta de bricolage. A grande maioria dos equipamentos que combina o inversor-carregador utiliza um inversor de onda pura.
Relativamente ao carregador de baterias, é importante referir que este é um elemento opcional para a instalação solar e que permite dispor de uma fonte de energia de apoio através da conexão de um grupo electrógeno ou gerador eléctrico. Assim, caso esteja mau tempo durante um período prolongado ou caso haja um consumo excessivo da energia elétrica das baterias solares, pode dispor-se de outra fonte de energia que seja alternativa à solar. Deste modo ganha-se total autonomia na instalação, independentemente de qualquer cenário.
Uma das vantagens de utilizar um equipamento que combine o inversor e o carregador, é o facto de se poder configurar o início de funcionamento do gerador eléctrico segundo a voltagem que o inversor detecte nas baterias. Isto é, pode-se programar a instalação para que, por exemplo, a partir de uma voltagem que indique os 20% de capacidade da bateria, o carregador ponha o gerador eléctrico automaticamente a funcionar e que este pare quando o nível de capacidade das baterias alcançar os 50% de carga. Desta maneira a instalação solar funcionará de forma totalmente autónoma e nunca se descarregam as baterias.
Os técnicos da Damia Solar recomendam o uso de inversores-carregadores Ecosolar Multiplus, dado que estes também incorporam o regulador de carga para que se controle a carga dos painéis solares. Para utilizar em sistemas de 12 volts, recomenda-se o inversor carregador 12V, para sistemas de 24 volts, é recomendado o uso do inversor carregador 24V e, por fim, para sistemas de 48 volts deverá utilizar-se o inversor carregador 48V. Estes equipamentos têm uma excelente fiabilidade e dispõe de ecrã, a partir do qual se pode controlar e configurar muito facilmente a instalação solar.
O preço dos equipamentos combinados é sempre inferior ao valor gasto na compra separada do inversor de corrente e do carregador de baterias. Além disso, o seu uso será muito útil caso já se tivesse um gerador eléctrico antes da instalação solar, uma vez que este componente permite que se continue a usar o gerador eléctrico no futuro.
Se estiver interessado em dispor de uma instalação solar na sua casa ou quinta, contacte a Damia Solar e realizar-lhe-emos uma instalação à medida das suas previsões de consumo eléctrico e iremos propor-lhe os produtos da nossa loja que sejam mais adequados. Para nos contactar, pode ligar para o 215 563 241, enviar um email para consulta@damiasolar.com ou, ainda, utilizar a secção “contactar” da nossa loja online. Dispomos dos melhores preços em kits de energia solar e componentes. Temos um stock permanente de produtos e fazemos o envio grátis em 24/48 horas.