Formas de melhorar o rendimento da instalação solar no inverno

Durante os meses de inverno, a radiação solar diminui, o que significa uma queda no desempenho da instalação solar. No entanto, existem formas de melhorar o desempenho como ajustar o grau de inclinação dos painéis solares à inclinação ideal de inverno, controlar o estado das baterias e a variação de temperatura da sua divisão, acoplar um grupo gerador como fonte de reserva para cobrir. períodos excecionais de mau tempo ou, no caso de locais com muito vento, instalar um aerogerador para ajudar na produção de energia complementar.

Como melhorar o desempenho da instalação solar no inverno?

Inclinação dos painéis para os meses de Inverno

A inclinação dos painéis solares é um factor vital que irá influenciar a captação de energia solar, fazendo com que esta seja maior ou menor. Na temporada do inverno, o percurso que o sol descreve no horizonte tem uma altura mais baixa, devido à posição do sol face à terra, pelo que se devem situar os painéis solares com uma inclinação menor que a utilizada no verão e numa posição próxima dos 45 graus. Isto faz-se para que durante estes meses de menor intensidade solar e em que há menos horas de luz, interessa que a radiação solar choque de forma perpendicular com as células solares, maximizando assim o seu rendimento. A inclinação ideal é obtida somando-se 18 graus à latitude da zona em que se queira instalar o equipamento solar. Relativamente à orientação dos painéis solares, esta deve manter-se a mesma durante todo o ano: orientada para sul.

No inverno também existem uns contrastes de temperaturas maiores entre a noite e o dia. Estas alterações continuas ao longo dos dias afectará o rendimento das baterias solares da instalação fotovoltaica. Por esse motivo, é importante que se isole da melhor forma possível o habitáculo em que sejam colocadas as baterias, já que de outro modo estas podem danificar-se e a sua vida será reduzida a metade. Isto é algo que se deve tentar evitar em especial, dado que as baterias são o elemento mais caro de uma instalação solar e é importante rentabilizá-las aumentando a sua duração ao máximo.

Por outro lado, se a instalação tiver baterias do tipo aberto (bateria solar monoblock), recomenda-se que se controle o nível dos seus líquidos no início e no final do inverno. Caso seja necessário, é importante voltar a enchê-las para assegurar um óptimo funcionamento durante os meses frios.

Para se dispor de um controlo total perante os imprevistos do inverno, é importante comprovar o bom funcionamento do grupo electrógeno, já que este servirá como fonte de energia de apoio quando se passarem vários dias seguidos com mau tempo e, portanto, com uma captação de energia limitada. Caso se disponha de um gerador automático, este pode ser configurado através do carregador de baterias e o inversor solar de forma a que o seu uso seja automático sempre que o nível de carga das baterias seja baixo e seja necessário carrega-las até atingirem um nível de carga normal e estável.


Visite a nossa vasta gama de aerogeradores:

Na Damia Solar dispomos de aerogeradores de todos os tipos para que possa gerar energia graças à força do vento. Ideal como complemento da energia solar em locais onde existem muitos dias de vento por ano. Para poder gerar energia elétrica também em dias nublados ou à noite.

Veja aerogeradores

Uso de aerogeradores

Alguns usuários também optam pela utilização de aerogeradores como energia complementar, com o objetivo de aproveitar a energia gerada pelo vento. No inverno, é comum em algumas áreas movimentos constantes do vento em períodos sem sol, portanto as baterias solares estariam sempre acumulando energia mesmo que o tempo não estivesse bom e não houvesse sol. Em instalações solares de pequena ou média potência a 12 ou 24 volts recomendamos o aerogerador de 400w ou 1000W, enquanto o modelo de 2000W é mais recomendado para grandes instalações a 24V ou 48V. O objetivo é adicionar energia extra durante os meses de menor atividade solar.

Antes do inverno, também não será demais rever o estado dos cabos da instalação, sendo importante verificar os trechos entre os painéis e o regulador, entre o regulador e o inversor e, por fim, entre o inversor e as baterias. Em primeiro lugar, para que se assegure que não há nenhuma conexão débil que pode resultar numa desconexão do sistema em algum ponto da instalação solar a qualquer momento e, em segundo lugar, para evitar possíveis quedas de tensão que iriam resultar na perda de electricidade nos circuitos. Isto seria sinónimo de se produzir uma quantidade de energia nos módulos fotovoltaicos que seria díspar da quantidade que, por fim, é armazenada nas baterias.

Caso se disponha de uma instalação bem dimensionada para o uso todo o ano, o utilizador não terá problema de falta de electricidade durante o pior mês do ano, que é Dezembro, já que o equipamento estará planeado a partir da radiação solar deste mês em concreto. Caso contrário, deverá controlar-se o consumo e ajustá-lo à energia gerada pelos painéis.

Se necessitar de uma instalação para gerar electricidade na sua casa de campo, quinta, ou habitação habitual, pode contar-nos sem qualquer compromisso. O serviço de apoio ao cliente da Damia Solar irá aconselhá-lo segundo as suas necessidades de electricidade e iremos realizar um orçamento para um kit solar à sua medida, com o melhor preço e com os componentes mais adequados e fiáveis para que possa dispor de uma instalação com um óptimo funcionamento durante muitos anos. Pode contactar um técnico da Damia Solar através do número 215 563 241 ou através do email consulta@damisasolar.com.

| |

Similar Posts