De que regulador solar necessito?
A necessidade de utilizar um ou outro tipo de regulador solar dependerá das características técnicas dos painéis solares que pretendemos utilizar na instalação fotovoltaica, e se existe diferença de tensão entre os painéis solares e as baterias. Para painéis solares isolados de 12V com tensões nominais de 18 e 24V com tensões de 38V, a utilização de um regulador PWM básico será suficiente. Já para painéis solares de 24V com tensões baixas de 30V e altas tensões de 40V ou superiores, será necessário utilizar um regulador MPPT para equilibrar a tensão de saída e adaptá-la às tensões permitidas nas baterias de 24V e 48V. Depois devemos também ter em conta a utilização do regulador MPPT para podermos utilizar painéis solares de 24V em instalações solares de 12V, que normalmente são utilizados em locais com espaço muito limitado com o objetivo de atingir a maior potência instalada por espaço disponível.
O regulador solar ou regulador de carga é um dispositivo necessário na instalação solar, pois é responsável por controlar a entrada da energia gerada nos painéis solares para as baterias. O regulador permite, por um lado, prolongar a vida útil da bateria e, por outro, obter informações e parâmetros de funcionamento da instalação. Permite prolongar a vida útil das baterias solares, pois permite a passagem de eletricidade dependendo do estado da bateria em todos os momentos. Por exemplo, quando estiver com um nível de carga inferior a 95%, permitirá a livre passagem de toda a eletricidade com o objetivo de a carregar o mais rapidamente possível. Embora se estiver com um percentual de carga de 95 a 99%, permitirá a passagem de forma muito controlada, que é o que chamamos de carga flutuante, para encher a bateria ao máximo. Por outro lado, se a bateria estiver totalmente carregada, cortará o fluxo de corrente para evitar sobrecarga ou superaquecimento do acumulador. Graças ao carregamento desta forma, evitam-se problemas nas baterias solares e os seus anos de vida são prolongados ao máximo.
Regulador solar PWM e MPPT
Existem 2 tipos de reguladores de carga: o PWM, ou convencional, e o MPPT, ou maximizador. O uso de um ou de outro depende do tipo de painel solar que utilizamos. Caso se tratem de painéis solares de 36 ou 72 células (painéis até 200W), será suficiente o uso de um regulador PWM, já que estes painéis têm uma voltagem em ponto de máxima potência alto. Por outro lado, caso se usem painéis de 60 células (painéis de potência superior a 200W), é obrigatório recorrer ao regulador MPPT, uma vez que estes painéis têm uma voltagem menor, por darem prioridade à amperagem e não à voltagem, sendo que assim se torna necessário o regulador MPPT para modular a voltagem dos painéis e adaptá-la às características as baterias conectadas.
Os painéis solares de 60 células são popularmente conhecidos como painéis de rede, uma vez que antigamente era utilizados em centrais de produção fotovoltaica que estavam ligadas à rede. Para diferenciar os painéis de rede dos painéis convencionais, deve verificar-se a sua ficha técnica que está impressa no autocolante posterior do painel. O painel de rede deve indicar um valor VMP de apenas 29V ou similar, enquanto que os painéis convencionais, ou de isolada, geram um VMP de cerca de 36 volts em painéis de 24V e de 18 volts em painéis de 12V.
Para saber se precisa de um regulador de 10A, 20A, 30A, 60A ou 80A (A = amperes), deve ver-se a amperagem do painel conforme está indicado no valor de corrente nominal, ou IMP; e multiplicar o valor pelo número de painéis que queremos instalar na instalação solar. Por exemplo, numa instalação solar de 12V em que se tenham 7 painéis de 140W 12V, o IMP destes painéis será de 7,97A. Assim, caso se tenham 7 painéis irá obter-se uma corrente máxima de 55,79 e será necessário utilizar um regulador solar de 60A. Também é importante saber se está prevista a instalação de mais painéis no futuro, porque se estiver, pode instalar-se logo de início um regulador de maior capacidade que esteja pronto para o aumento da instalação. Desta forma, evita-se a substituição do dispositivo.
Os reguladores são vendidos de forma individual ou integrados em dispositivos mais completos, como é o caso dos Multiplus Ecosolar, que incluem num só aparelho: um inversor de onda pura, um carregador de baterias e um regulador de carga de grande capacidade.
Os kits da Damia Solar de 800W de potência, ou superiores, incorporam sempre equipamentos Multiplus com o objectivo de se aproveitar ao máximo toda a instalação e de facilitar a sua montagem e o controlo do seu funcionamento.
Cada kit solar da Damia Solar oferece um resultado excelente para o uso para o qual foram concebidos, quer este seja para habitações, casas de campo, quintas ou naves industriais, para o uso em piscinas, embarcações, autocaravanas e furgonetas ou, ainda, para o bombeamento ou rega directa de todo o tipo de terras e quintas.
Também realizamos kits personalizados à medida do cliente, ajustando-nos às suas previsões de consumos eléctricos. Pode contactar um dos nossos técnicos que o irá aconselhar de forma a que tenha uma instalação solar fiável, duradoura e ao melhor preço, com a garantia da Damia Solar.