O que significam os valores C10 e C100 de uma bateria solar?
O valor C10 de uma bateria solar significa a quantidade de energia que esta oferecerá se for descarregada linearmente durante 10 horas seguidas. Já o valor da capacidade da bateria em C100 significará a quantidade de energia que pode ser extraída da bateria numa descarga contínua durante 100 horas. Estes valores permitem que os utilizadores tenham informações sobre a capacidade da bateria com base na taxa de descarga que lhe é aplicada para cada utilização. Tal como acontece com todas as baterias, quanto mais lenta for a descarga, maior será a quantidade de energia que pode fornecer. No dimensionamento das baterias para uma instalação solar, recomenda-se que se tome como referência para o seu cálculo o valor C10, pois é o valor mais realista e está próximo do consumo elétrico diário de 24 horas.
Os fabricantes de bateria indicam a capacidade de cada modelo de bateria através do uso de nomenclaturas como, por exemplo, C5, C10 ou C100. Estas indicações estão escritas na informação em Ah (amperes por hora). Por exemplo, C5 é exclusivamente utilizado em baterias para veículos, que alimentam o arranque, pelo que devemos descartá-las para o uso em instalações solares. Para uma instalação fotovoltaica, devem utilizar-se baterias com valores de capacidade que são indicados com as nomenclaturas C10 ou C100.
Esta nomenclatura refere-se à quantidade de energia que cada bateria pode oferecer em relação à velocidade da descarga feita. Isto é, para clarificar com um exemplo, a bateria estacionária VR OPZS 630Ah C100 (420Ah C10) indica que oferece 420Ah ao seu utilizador quando é descarregada em 10 horas (C10) e que, por outro lado, quando é descarregada mais lentamente, em 100 horas (C100), esta bateria oferece uma quantidade de energia maior: 420Ah. A bateria solar de que estamos a falar é a mesma, mas tal como acontece com todas as baterias que existem, a sua capacidade de rendimento varia de acordo com a rapidez com que se extrai a electricidade do seu interior.
Este detalhe é muito importante na hora de se dimensionar, de forma correcta, uma instalação solar, podendo fazer a diferença entre um funcionamento excelente ou um funcionamento pautado por problemas constantes. O motivo é fácil de compreender. Numa instalação solar, a capacidade das baterias é dimensionada de acordo com o consumo diário que será feito a partir da instalação, ou seja, o consumo a cada 24 horas. Assim, é importante aplicar a capacidade de C10 para fazer os cálculos que correspondem a 10 horas, enquanto a capacidade C100 é útil para cálculos que envolvam 100 horas. O valor C10 é muito mais próximo do consumo real diário e permite que se faça um dimensionamento correcto.
Nos kits já preparados pela Damia Solar, assim como em cada kit solar personalizado que realizamos à medida de cada cliente, é sempre tido em conta o valor C10 para o dimensionamento das baterias. Deste modo, as baterias apresentam uma capacidade ideal.
Além do valor C10, quando fazemos os nossos cálculos, também aplicamos 4 dias extra de capacidade de armazenamento, por questões de segurança e para prevenir os dias em que haja chuva ou um clima adverso que não permita que os painéis solares recebam a energia necessária durante alguns dias.
Por exemplo, se um cliente contactar a Damia Solar para que lhe realizemos um cálculo e percebermos que necessita de 100Ah de consumo diário de energia em baterias, teremos de dividir o consumo diário em Watts dos aparelhos a utilizar pela voltagem de 12V da instalação solar: 1600W / 12 = 133Ah. Aplicamos, então, os 4 dias de margem de segurança e ficaremos com uma capacidade final de bateria de 532Ah. Na Damia Solar, para um caso destes, iriamos recorrer ao uso de 3 unidades de bateria solar de gel 250Ah C100 (200Ah C10), que de acordo com o cálculo em C10 iria equivaler a 200Ah + 200Ah + 200Ah e, portanto, a 600Ah em C10.
Fazer estes cálculos com base em C100 é um erro muitas vezes praticados por outras empresas, que acabará por se tornar nefasto para o bom funcionamento da instalação solar do cliente. Isto porque, desta forma, as baterias vão ser sempre curtas, devido ao facto de ter sido considerado o valor em C100, que é de 250Ah, quando na realidade só se conseguem extrair 200Ah da bateria durante o uso diário. Portanto, o típico cálculo errado iria recorrer ao uso de 2 baterias: 250Ah + 250Ah, correspondentes a 500Ah C100. Na realidade, e em C10, estão apenas representados 400Ah, pelo que a instalação solar deste cliente se demonstrará curta, no que a baterias diz respeito, visto que lhe fazem falta mais 100Ah. Por culpa deste erro, este cliente terá sempre problemas de electricidade, por ter pouca margem de segurança e por as suas baterias se esgotarem rapidamente.
Por este motivo, na Damia Solar baseamo-nos sempre na capacidade C10 para realizar o dimensionamento das baterias em instalações solares para os nossos clientes. Deste moto, o seu equipamento funcionará sempre bem e com os dias de segurança adequados, garantindo-se um uso perfeito e sem problemas.
A Damia Solar é a loja de energia solar líder, apresentando um amplo stock de produtos e de kits solares para casas, vivendas, casas de campo, quintas, piscinas, autocaravanas, embarcações, etc.. Também realizamos kits à medida, personalizados de acordo com as necessidades concretas de electricidade de cada cliente. Além disso, os nossos kits incluem a oferta da pré-instalação “Monta Fácil”, segundo a qual realizamos a instalação dos componentes mais complexos do kit numa prancha, como é o caso do inversor, do regulador, dos fusíveis, dos termomagnéticos, dos cabos e dos conectores. Desta forma, depois de receber o seu kit, o cliente só precisará de conectar os painéis solares à tomada do cabo procedente do “Monta Fácil” e fazer o mesmo com as baterias. Poderá terminar de conectar o seu kit de forma fácil e poupando tempo e dinheiro. Com a seriedade e o profissionalismo da Damia Solar: a energia solar ao melhor preço!