Como ligar painéis solares a um inversor
¿O que é e para que serve um inversor?
O inversor solar é um dispositivo que se encarrega de transformar a corrente contínua (CC) gerada pela sua instalação solar em corrente alternada (CA) .. É necessário na sua instalação fotovoltaica porque graças a esta transformação pode aproveitar a corrente dos painéis solares diretamente na sua casa. Assim, através do inversor e dos painéis solares poderá usufruir da sua própria energia ecológica, limpa e sem custos adicionais.
¿Como instalar o inversor com os painéis solares?
Instalar os inversores com os painéis solares é um processo mais simples do que você imagina. A seguir, apresentamos os passos a seguir .
Reconheça bem cada parte de sua instalação elétrica
A primeira coisa que você deve fazer é verificar os circuitos de distribuição elétrica em sua casa. Todos devem apresentar um funcionamento correto. Certifique-se de que todos os cabos estão bem conectados. Você não os reconhece bem? Você os identificará por cores: os amarelos e verdes são os de base, os azuis são os neutros e os pretos ou marrons são os de fase. Neste reconhecimento, lembre-se de identificar com precisão os diferentes circuitos da sua casa, como iluminação, forno, tomadas…
Cuide das proteções da bateria
O próximo passo será a instalação das proteções. Primeiro, instale o inversor na parede. Coloque-o em local seco, longe de tudo que possa causar aumento de temperatura do inversor, como cozinha, radiador… A seguir, você deverá instalar um disjuntor ou fusível no positivo que liga o pólo positivo das baterias com o inversor para proteger as baterias.
Onde instalar as baterias
Para que tudo funcione corretamente, não é apenas onde você coloca o inversor que importa. A localização das baterias também é relevante. A primeira coisa a considerar é a posição do inversor em relação às baterias. Este deve estar a uma altura maior, sem estar acima deles, pois assim você evita danos causados pelos vapores que as baterias podem liberar.Coloque as baterias em locais arejados e frescos , onde não receba luz solar direta e o ar seja renovado, com temperaturas abaixo de 25º C.
Instale as baterias e o inversor em seu local
A instalação das baterias e do inversor é muito simples. Fixe a base de instalação do inversor na parede , com auxílio de parafusos e buchas, sem esquecer as proteções ou o disjuntor geral. Em seguida, coloque as baterias em uma superfície plana e lisa ou em suportes especiais para baterias.
Faça as conexões certas
Com tudo instalado corretamente no lugar, é hora de conectar o inversor com as baterias. Feito isso, conecte as proteções à linha de saída CA do seu inversor e instale fusíveis de 1.000 V CC nos polos negativo e positivo, logo antes do inversor. Já o tens? Agora, estabeleça a conexão de linha de seus painéis solares . Caso tenha um regulador externo, conecte-o às baterias e depois conecte a entrada de PV+ e PV- e a linha do painel. Se você tiver um regulador de carga, basta fazer a conexão entre a linha do painel e as entradas PV+ e PV-.
Verifique se tudo funciona como deveria
Antes de terminar a instalação, é importante verificar se tudo funciona bem. Teste o banco de baterias após colocar o fusível correspondente e veja se a tensão é a que o inversor precisa para funcionar. Agora verifique os painéis, colocando os fusíveis e verificando se as baterias carregam e os painéis funcionam bem com a ajuda de uma pinça amperímetro. Por fim, cuide das proteções das linhas alternadas e veja se tanto a luz quanto os eletrodomésticos da sua casa funcionam.
Tem alguma dúvida sobre a ligação dos painéis solares e do inversor? Pergunte-nos!