O Plano MOVES pode poupar aos espanhóis um máximo de 5.500 euros na compra do seu veículo eléctrico.
O mercado de veículos elétricos está crescendo . As matrículas deste tipo de veículos aumentaram 61% em Espanha em 2018. Segundo a associação da indústria automóvel, ANFAC, os veículos elétricos matriculados no ano passado atingiram 13.882.
Além disso, até agora este ano a taxa de crescimento não diminuiu. Acima de tudo, graças à ajuda promovida pelo governo espanhol. O Conselho de Ministros aprovou o Real Decreto 132/2019 de 8 de março para conceder ajuda no âmbito do Programa de Incentivos à Mobilidade Eficiente e Sustentável (MOVES) para todos os veículos elétricos e híbridos adquiridos em todas as comunidades autónomas e em Ceuta e Melilla.
Este Real Decreto está ligado al
Real Decreto 72/2019 del 15 de febrero. En esta ley se regulan las bases del Programa de Incentivos a la Movilidad Eficiente y Sostenible (MOVES). Un programa que ha recibido una dotación de 45 millones de euros y está orientado impulsar las ventas de vehículos alternativos y otras cuestiones relacionadas con el asunto como el desarrollo de infraestructuras de recarga de vehículos eléctricos, incentivos para implantar sistemas de préstamos de bicicletas eléctricas y el impulso de medidas recogidas en Planes de Transporte a los centros de Trabajo.
¿Qué ayudas implica el plan MOVES?
O Plano MOVES pode significar uma economia para os espanhóis de no máximo 5.500 euros na compra de seu veículo elétrico. As viaturas híbridas terão um desconto de 2.300 euros com uma autonomia em modo elétrico entre os 12 e os 31,9 km; 3.600 euros com autonomia em modo elétrico entre 32 e 71,9 km.; 6.500 euros para veículos com autonomia em modo elétrico superior a 72 km.
Além disso, graças a estes subsídios, as motos elétricas terão um desconto de cerca de 700 euros. Caminhões e ônibus que funcionem com sistema de propulsão alternativo receberão auxílio de 15 mil euros.
Veículos ligeiros elétricos: 5.500 euros
· Veículos híbridos: entre 2.300 e 6.500 euros dependendo da autonomia
· Motos elétricas: 700 euros
· Caminhões e ônibus com sistema de propulsão alternativo: 15.000 euros
Quais são os requisitos para se qualificar para os benefícios do plano MOVES?
Estas são as condições que tem de cumprir se quiser usufruir dos descontos do plano MOVES:
1.- Maioridade e proprietário há um ano de veículo com mais de 10 anos
A primeira condição é ser maior de idade e ter um veículo com mais de dez anos cancelado e do qual usufrua há pelo menos um ano.
A documentação a apresentar é o último recibo do imposto de circulação e o documento comprovativo da vigência do ITV, no caso de automóveis ligeiros de passageiros, carrinhas e ligeiros.
2.- Comprar um veículo elétrico abaixo de 48.400 euros
O desconto estabelecido no plano MOVES não é aplicável a viaturas elétricas de valor superior a 48.400 euros. Este valor desce para 42.800 euros nas comunidades autónomas e cidades das Canárias, Ceuta e Melilla, porque o IVA não é aplicado nestes territórios nos termos em que é aplicado na península.
Onde você solicita o auxílio?
O auxílio contemplado no plano MOVES deve ser solicitado na comunidade autônoma onde o veículo é adquirido e por meio eletrônico.
Todos os pedidos serão atendidos e pagos, caso sejam estimados, em estrita ordem de apresentação até ao esgotamento das verbas previstas no plano do Ministério.
Esta informação foi fornecida a você por Damia Solar , especialistas em energia solar fotovoltaica e energia renovável.