Aumentar a eficiência energética da sua casa começa com um isolamento adequado da casa, principalmente com a instalação de janelas e portas exteriores com quebra térmica e isolando o melhor possível as caixas de persianas, bem como baixando as persianas à noite e desenhando as cortinas. Cobrir também quaisquer entradas de ar com silicone ou massa para evitar correntes de ar. Igualmente importante é a instalação de torneiras misturadoras na cozinha e na casa de banho para ser mais eficiente e reduzir o consumo de água quente, e com sanitas com duplo botão de pressão para poupar água. É também importante fazer o melhor uso possível da luz natural e instalar lâmpadas LED economizadoras de energia, o que no final do ano significa uma redução significativa nas contas de electricidade. Se tiver radiadores de água quente, estes devem ser periodicamente purgados para evitar a acumulação de água no seu interior. E como factor final, que está intimamente relacionado com a temperatura da casa, ventilar a casa logo pela manhã no Verão, quando ainda não está calor, e ao meio-dia no Inverno, para que a mudança de temperatura durante a ventilação seja a mais curta possível.
As famílias espanholas fazem parte do grupo que paga a fatura de eletricidade mais cara de toda a União Europeia. Segundo dados do Eurostat, a Espanha é o quinto país europeu que paga mais pela eletricidade que recebe em casa. Além disso, de acordo com o mesmo relatório, desde o segundo semestre de 2017, as famílias espanholas tiveram um crescimento de 14% em suas contas de eletricidade.
Esta despesa poderia ser reduzida com uma melhor eficiência energética em casa. Hoje, uma das energias que mais aumenta a classificação energética da sua casa é a fornecida pela energia solar através de painéis fotovoltaicos ou painéis solares térmicos.
Formulário de energia solar isolada
Preencha o seguinte formulário online para um kit isolado ou kit solar autónomo com os electrodomésticos que vai utilizar na sua casa, casa de campo ou quinta e com os horários de utilização, e criaremos, sem compromisso, um kit isolado personalizado ajustado às suas necessidades de consumo de eletricidade:
formulário de cotação de kit solar isolado personalizado
Formulário de autoconsumo solar
Preencha o seguinte formulário online e iremos fornecer-lhe um orçamento personalizado e sem compromisso para o seu kit de autoconsumo solar. Ideal para pessoas que desejam economizar na conta de luz de sua casa, gerando parte ou toda a energia necessária com painéis solares fotovoltaicos:
formulário de cotação de kits de autoconsumo solar
Energia solar e classificação energética
Si no cuentas con una instalación que permita aprovechar la energía del sol, la mejor forma de aumentar la calificación energética y lograr una certificación de eficiencia energética para tu hogar es instalar placas fotovoltaicas o paneles solares térmicos.
Estas instalaciones tienen un efecto muy positivo en la calificación energética y pueden llegar a alcanzar coberturas próximas al 100% de la demanda, en aquellas zonas con unas condiciones climatológicas excelentes para el aprovechamiento de la energía solar.
Gracias a las instalaciones de paneles solares, una vivienda puede obtener calificaciones energéticas altas, A, B o C, además de contribuir a un ahorro económico sustancial para los inquilinos y reducir las emisiones de CO2. En cambio, sin estas medidas un domicilio obtendría las peores calificaciones, E, F o G y estaría haciendo un flaco favor al Planeta.
Más allá de la instalación de placas fotovoltaicas, cuentas con otras medidas que puedes tomar en tu hogar para mejorar la eficiencia energética.
¿Cómo mejorar la eficiencia energética de tu hogar?
Para mejorar la eficiencia energética del hogar, el Instituto de Diversificación y Ahorro de Energía (IDAE) propone los siguientes consejos:
– Aislar correctamente la vivienda
Instalar vidros duplos, carpintaria com ruptura térmica, isolar as gavetas dos estores e fechar estores e cortinados à noite.
– Cubra as entradas de ar para evitar correntes de ar
Cubra com silicone ou massa os orifícios por onde entra a corrente de ar.
– Proteja janelas e portas
Se forem instaladas películas adesivas nas portas, evitam-se fugas de calor.
– Alterar torneiras e botões de pressão
Nas casas de banho e cozinhas, as torneiras independentes de água quente e fria devem ser substituídas por torneiras monocomando. No vaso sanitário, o botão teria que ser duplo, para permitir a descarga parcial ou total do autoclismo.
– Manutenção de radiadores
Os radiadores de aquecimento acumulam ar e isso dificulta a transmissão do calor da água quente para o exterior. Por isso, uma vez por ano é aconselhável sangrar os radiadores, retirando esse ar.
– Raio
Sempre que possível, aproveite a luz natural. As paredes com cores claras trazem mais luz ao ambiente.
– Temperatura
Ambos os toldos, persianas e cortinas reduzem o calor em uma casa. A casa deve ser ventilada pelo menos uma vez por dia. No verão, logo pela manhã e à noite.
– Ar-condicionado
A temperatura mais eficiente do ar condicionado é entre 24 e 25 graus.
Se pretende aumentar a classificação energética do seu edifício e a eficiência energética da sua casa, na Damia Solar tem ao seu dispor uma equipa de especialistas para o aconselhar sobre este assunto e todas as questões que possa ter sobre o mundo da energia solar .