Como é que a temperatura afecta as pilhas?
As baterias melhoraram muito seu desempenho nos últimos anos. Duram mais e são mais resistentes. No entanto, eles ainda apresentam alguns problemas quando submetidos a altas temperaturas ou temperaturas muito baixas. E como as baterias são elementos fundamentais em uma instalação solar, preparamos um artigo específico para você, para que descubra como a temperatura afeta as baterias .
Como a temperatura afeta o desempenho e a vida útil das baterias?
E é que, para que uma instalação funcione com ótimo desempenho, as baterias não podem ultrapassar uma determinada temperatura de calor ou frio. Em muitos graus positivos, seu desempenho cairá, assim como submeter uma bateria a temperaturas muitos graus abaixo de zero.
As baterias sofrem com uma certa temperatura e abaixo de uma específica
A temperatura ideal para baterias de lítio é de 20 graus no máximo e 10 graus no mínimo. Acima de 30 graus de temperatura a bateria começa a diminuir o desempenho. Em temperaturas negativas, o desempenho também é afetado negativamente.
Mais ou menos isso é cumprido no restante das baterias. É uma medida de proteção que as baterias costumam incorporar para proteger seu desempenho e prolongar ao máximo sua vida útil.
Qual é o efeito de altas e baixas temperaturas nas baterias?
As baterias devem evitar certas temperaturas para obter o desempenho ideal delas.
Temperaturas que as baterias devem evitar
Foi calculado que quando uma bateria de lítio é submetida a uma temperatura abaixo de -5 graus, seu desempenho cai 20%. Algo muito parecido com o que acontece quando a temperatura ultrapassa os 40 graus. Nesse caso, o desempenho geralmente é reduzido em 15%.
Isso confirma que as baterias geralmente funcionam melhor em altas temperaturas do que em baixas temperaturas.
As baterias de chumbo-ácido e íon-lítio funcionam melhor em altas temperaturas do que em baixas temperaturas.
A temperatura ideal das baterias
O mais comum é que as baterias atinjam uma vida útil ideal quando estão operando a uma temperatura de 25 graus. Por outro lado, se uma bateria de chumbo-ácido estiver operando a cerca de 40 graus, sua vida útil diminui em 40%.
No outro extremo da escala, temos que a maioria das baterias, tanto de níquel como de chumbo e algumas de lítio, param de funcionar quando são atingidas temperaturas iguais ou inferiores a 25 graus abaixo de zero.
Apenas algumas baterias específicas, como silício ou fosfato de ferro e lítio , podem funcionar a 40 graus abaixo de zero.
Além disso, para garantir que uma bateria alcance o melhor desempenho, existem algumas dicas a esse respeito.
Dicas para prolongar a vida útil da bateria
Além de controlar que uma bateria não atinja determinados níveis de temperatura, é preciso respeitar seus níveis de carga e descarga. Cada tipo de bateria tem um nível de carga e descarga recomendado e as especificações do fabricante devem ser consultadas para obter o máximo desempenho.
Usando um regulador
Para controlar se o nível está adequado, é necessário um regulador. Este dispositivo é responsável por fornecer às baterias a energia de que necessitam, dependendo do seu nível de carga ou descarga.
equalizar baterias
Nos diferentes ciclos de carga e descarga, ocorrem reações químicas nas células da bateria. Nas que não são vedadas, os níveis dos vasos devem ser verificados, pois seu funcionamento normal implica em perda de líquido. Além da perda de fluido, também ocorrem descamação do eletrodo e depósitos nos vasos. Para eliminar essas incrustações, as baterias devem ser equalizadas.
Se está interessado em baterias para a sua próxima instalação fotovoltaica, na Damia Solar tem à sua disposição um vasto catálogo a este respeito. Navegue pela loja e você verá todos os nossos produtos!